19.12.22

Colaboradores do Vieira fazem treinamento sobre primeiros socorros com Corpo de Bombeiros

Instruções foram transmitidas por socorristas que atuam nas unidades móveis da corporação

Colaboradores do Vieira fazem treinamento sobre primeiros socorros com Corpo de Bombeiros

Com a maior parte dos estudantes em férias, o Colégio Antônio Vieira aproveitou para realizar duas sessões de treinamento de primeiros socorros com os colaboradores, no último dia 6. As orientações foram conduzidas pela equipe do Corpo de Bombeiros, incluindo palestra sobre anatomia humana e sua relação com as recomendações técnicas para prestar ajuda a alguém em situações imprevisíveis e que impliquem risco à vida, como princípio de infarto, parada cardíaca e respiratória, engasgo, afogamentos, atropelamentos, entre outras. 

Ao promover anualmente o treinamento da equipe em primeiros socorros, o Vieira dá cumprimento à Lei 13.722, a chamada Lei Lucas, que obriga as escolas, públicas e privadas, e espaços de recreação infantil a se prepararem para atendimentos de primeiros socorros. O nome da lei é uma referência ao caso Lucas Bigalli, um menino de apenas dez anos que morreu devido a um sufocamento mecânico por alimento, durante um passeio escolar em setembro de 2017 no município de Cordeirópolis, em São Paulo.   

Socorristas ensinaram, entre outras orientações, quando e como usar o desfibrilador

“É extremamente importante a escola nos procurar para esse objetivo, nessa parceria com o Corpo de Bombeiros. Mesmo diante da obrigatoriedade prevista em lei, seria bom que todas as instituições de ensino se preocupassem em estar sempre se atualizando em uma preparação contínua para prestar os primeiros socorros seja para aluno ou colaborador que, porventura, venha a precisar, até que cheguem as equipes de salvamento especializadas”, declarou o policial militar e médico residente Wesley Almeida que, juntamente com a colega PM Bárbara Perrone, conduziu o treinamento no Vieira. 

Na oportunidade, os dois policiais, que atuam nas unidades móveis de salvamento da corporação, esclareceram dúvidas de colaboradores. Eles ainda fizeram simulações usando bonecos em tamanho semelhante ao de adultos e crianças. Os socorristas também ensinaram como usar o desfibrilador, aparelho que envia choques elétricos para coração para restabelecer o ritmo normal cardíaco. O Vieira possui um equipamento portátil no Setor Médico. O setor promove os treinamentos anuais na instituição.

Colaboradores puderam simular uma ação

“Graças a Deus, nunca precisamos usar o nosso desfibrilador, mas, a cada ano, percebemos o interesse cada vez maior dos colaboradores em participar desse momento em que são transmitidas noções básicas sobre primeiros socorros”. Este ano, em especial, recebemos muitos elogios pelo nível do trabalho apresentado pela equipe do Corpo de Bombeiros”, revelou a gestora do Setor Médico, Rosângela Barbosa. “Adorei o treinamento e toda a didática de quem ministrou o curso que, sem dúvida, é importantíssimo para todos”, declarou a colaboradora Cláudia Borges, arte finalista no Setor de Digitação e Mecanografia (Sedem). 

Confira mais fotos!  

Fotos: Secom/CAV

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo