Colaboradores do Vieira celebram abertura do ano letivo no Santuário N. Sra. de Fátima
Missa reuniu trabalhadores de todos os setores do colégio
Em missa no Santuário Nossa Senhora de Fátima, no último dia 4, os colaboradores do Colégio Antônio Vieira reuniram-se para celebrar, entregando e pedindo a Deus por mais um ano letivo de realizações – no cumprimento da missão educativa da Companhia de Jesus de promover uma educação de excelência, transformadora, voltada para “amar e servir”, conforme os ensinamentos de Santo Inácio de Loyola. Os trabalhadores de diversos setores do colégio participaram ativamente da missa, no rito de entrada, fazendo leituras do Evangelho e entoando cânticos, conduzidos pela equipe do Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral (Sorpa).
Assistente espiritual do Vieira, o padre Emmanuel Araújo, SJ, destacou na homilia que os colaboradores se inspirassem na figura do Bom Pastor que foi Jesus “para pôr em prática o cuidado que devemos ter com todos na comunidade educativa, com as “ovelhas”, sobretudo as crianças e jovens em formação, tendo também cuidado uns com os outros, sempre visando ter um bom ambiente para fazer o nosso fazer pedagógico, buscando promover o bem para e com os demais”, como ressaltou. O padre Emmanuel integra o Conselho Diretivo do Vieira, sendo também gestor, na Bahia, do Serviço Inaciano de Espiritualidade (Sies). Ele presidiu a celebração, tendo como concelebrantes os padres Jean Fábio Santana, SJ, superior do Núcleo Apostólico dos Jesuítas na Bahia, e o padre Cléber Gonçalves, SJ, também assistente espiritual do Vieira.
GRATIDÃO E COMPROMISSO
Ao final, os membros do Conselho Diretivo do Vieira demonstraram gratidão pelo compromisso de todos com a missão educativa da Companhia de Jesus. A diretora-geral, professora Mariângela Risério, ressaltou também o trabalho dos colaboradores, inclusive durante o período de férias escolares, cuidando para que o colégio fosse preparado para receber os estudantes na nova jornada de aprendizagens.
“É uma alegria olharmos para cada um, cada uma, e sabermos que são vocês que fazem a qualidade dessa escola, que tornam ela tão bonita, tão importante, tão significativa na cidade de Salvador e como escola da Companhia de Jesus. É importante mesmo que cada um possa ver os sinais dessa educação transformadora, da educação que nós queremos, em uma escola bem cuidada, bonita e, o que é mais importante, que traz a beleza também no coração de nossos colaboradores”, declarou a professora Mariângela Risério.
O diretor de Gestão de Pessoas, professor Sérgio Silveira, disse que durante a missa lembrou de um trecho da canção católica “A Barca” que diz “Meu cansaço que a outros descanse”, de autoria de Cesáreo Gabarain. “É isso que vejo: esse empenho que todos entregamos para que outras pessoas possam desfrutar daquilo que fazemos com tanto amor. Então, é com muita gratidão que a gente já inicia esse ano, lembrando de cada um, de cada uma de vocês, que contribuiu para que nossa escola pudesse iniciar o ano com força total, com carga plena, encantando a tantos e tantas”, disse.
A diretora administrativa e financeira, Juliana Argollo, ressaltou a importância de se iniciar o ano letivo “fazendo essa conexão com o Divino, com nossa fé, com a espiritualidade”, como frisou. “Isso nos fortalece e nos impulsiona para essa missão tão linda que é educar. Que tenhamos um feliz ano, uma jornada, uma caminhada bela, florida, leve e com muita fraternidade”.
“Se a educação é terreno fértil de transformação, que possamos ser, cada um de nós, jardineiros, transformando esse grande jardim, plantando, regando, cuidado de cada muda e esperando, com esperança e gratidão, os frutos que só a educação pode dar”, afirmou a diretora acadêmica, professora Ana Paula Marques, encerrando os pronunciamentos dos membros do Conselho. O padre Cléber Gonçalves, SJ, reitor do Santuário Nossa Senhora de Fátima, revelou também os votos “de um ano profícuo, seguindo o que tão bem nos convoca Santo Inácio de Loyola para em tudo amar e servir”.
MAIS PRESENTE
Antes da bênção final, o superior do Núcleo Apostólico dos Jesuítas na Bahia, padre Jean Fábio Santana, deixou uma mensagem para os colaboradores vieirenses, a partir do lema da Frente Apostólica Juventudes e Vocações: “Ser mais presente”, convocando a todos a seguir o lema em suas três perspectivas, conforme explicou: “1- Enquanto tempo, buscando ter consciência do tempo presente que estamos vivendo, dialogando e evitando estarmos alienados ou distraídos; 2- na semântica da palavra, convidando-nos a ser um presente, um dom, na vida das pessoas que compartilham a vida com a gente, e 3 – ser presente, para doar o nosso tempo com intencionalidade para outras pessoas, para ser presença de vida, de luz, na vida delas”.
Após as mensagens e em clima de comunhão, os colaboradores seguiram para o Pátio Centenário para uma confraternização.
Clique aqui e confira mais fotos em nossa galeria!
Fotos: Secom/CAV
Leia também
-
19.09.24
Participação do aluno do Vieira na Bienal de São Paulo é destacada pela Rede Jesuíta de Educação
Com apenas dez anos, Vini Souza expôs primeiro livro no evento literário, considerado o maior do gênero no país
-
19.09.24
Projeto Cenas Teatrais apresenta três peças infantis em setembro nos intervalos do Vieirinha
Ação faz parte das iniciativas da biblioteca do colégio para estimular o gosto pela literatura entre as crianças
-
18.09.24
Encontro de Jovens Transformadores prepara estudantes para desenvolver liderança inaciana
Habilidades foram trabalhadas em dia de formação com grupo de alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental do Vieira
-
17.09.24
FESTIVAL DAS BALEIAS – Projetos da Expociência são apresentados em evento da Unesco e USP
Duas equipes de estudantes vieirenses participaram do Festival das Baleias, evento integrado à programação do Ocean Troika Dialogue (OTD)