Campanha Outubro Rosa mobiliza funcionários do Vieira
Com o tema "Autoexame, um gesto concreto de amor à vida", as atividades visam reforçar a importância da conscientização

Um mês dedicado à conscientização. Em mais uma edição da campanha Outubro Rosa, voltada à luta contra o câncer de mama, funcionários do Colégio Antônio Vieira participaram de mobilizações, que começaram com apresentações realizadas nos dias 03, 06 e 07/10. Os encontros iniciais tiveram como finalidade alertar e conscientizar os funcionários sobre a importância do diagnóstico precoce da doença. A iniciativa, promovida pelo Setor Médico da instituição, contou com participação do médico Luiz Carlos Teles, que palestrou sobre o tema, além de apresentações artísticas promovidas por funcionárias de diferentes setores.
“Essa campanha massiva é de extrema importância e pode salvar vidas. A conscientização sobre o tema e a prevenção são necessárias, porque podemos diminuir as chances da doença se desenvolver. Então, devemos focar em divulgar as informações para que mais mulheres reflitam sobre esse tema”, destacou o doutorLuiz Carlos Teles. Ele acrescenta que, apesar de curável, o câncer de mama é o tumor que mais mata mulheres no Brasil por uma série de fatores, entre eles a dificuldade do tratamento e diagnóstico.
Através do tema “Autoexame, um gesto concreto de amor à vida”, a edição 2016 da campanha Outubro Rosa no Vieira tem como objetivo principal incentivar as mulheres a fazerem esse procedimento. “É muito importante que nós, mulheres, possamos lembrar da campanha não só em outubro, mas durante todo o ano. Podemos reverter esses casos trágicos se formos mais conscientes e responsáveis com nosso próprio corpo, que é um presente de Deus”, afirmou a coordenadora do Setor Médico, Rosângela Barbosa.
O momento inicial de conscientização serviu como um importante ponto de reflexão para diversos funcionários do Vieira.“Ao conhecer casos de mulheres que se descobriram e curaram a doença a partir de um simples toque, eu pude entender o quanto que o autoexame é importante”, disse a auxiliar do SEVIC, Simone Silva. “Assistindo à palestra, pude conhecer informações sobre o câncer que eu não sabia e tudo isso nos incentiva inda mais a querer lutar contra essa doença”, complementou a auxiliar de biblioteca, Sheila Bastos.
Leia também
-
07.02.25
Jovens revelam ainda mais estímulo para estudos com novos espaços do Vieirão
Obras de requalificação, aliadas à adoção do SAS em todo o Ensino Médio do colégio, agradaram estudantes, entre as ações do programa Vieira 2025+
-
06.02.25
Em visita canônica, Provincial dos Jesuítas conhece novo Vieirão e destaca importância de apostolado educativo alinhado aos novos tempos
Pe. Smyda SJ esteve no colégio, em Salvador, acompanhado pelo administrador provincial
-
05.02.25
Volta às aulas é marcada por abraços afetuosos, novo Vieirão e expectativas com programa 2025+
Início do ano letivo inaugurou obras de requalificação de espaços de aprendizagem do Vieira e novas ações pedagógicas previstas
-
04.02.25
Vieira reinaugura Passarela das Artes com exposição que celebra 50 anos de carreira de Bel Borba
Artista plástico, que é ex-aluno e pai vieirense, destacou caráter afetivo da mostra