Campanha da Fraternidade 2019 inspira projeto sobre cidadania no Vieira
As turmas do 5º ano EF participaram de diversas ações na primeira unidade com o “Criando e Recriando o Mundo”

Lançada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no dia 06 de março, a Campanha da Fraternidade 2019 trouxe o tema “Fraternidade e Políticas Públicas”, que serviu como inspiração para o projeto interdisciplinar “Criando e Recriando o Mundo”, voltado às turmas do 5º ano EF do Vieira. Na primeira unidade, o principal objetivo de todas as ações realizadas foi mobilizar os alunos no exercício de cidadania e para isso contou com rodas de conversas, aulão, doação de materiais e com a apresentação de um seminário.
Na etapa inicial do projeto, os vieirenses participaram de uma roda de conversa com a ex-aluna e gestora socioambiental na Assembleia Legislativa de Sergipe, Camila Godinho, realizaram atividades lúdicas e ainda assistiram a um aulão de Ensino Religioso, Geografia e História, que serviu como base para as apresentações dos seminários, realizados no dia 14 de maio. “Estamos trabalhando com os alunos na perspectiva do que podemos fazer juntos para que essa realidade possa ser alterada e assim criarmos um mundo com mais justiça, dignidade e melhores condições de vida para todos”, destacou a coordenadora do 5º ano EF, prof.ª Mariângela Rosier.
Cidadania e solidariedade
Como um gesto de amor ao próximo, os estudantes realizaram, no dia 09 de maio, a doação de kits de materiais escolares customizados em uma oficina com as mães, ocorrida após a romaria ao Santuário Nossa Senhora de Fátima. Os vieirenses validaram a iniciativa da escola de valorizar os direitos e os deveres dos cidadãos no contexto em que vivemos. “O que mais gostei é de poder estudar sobre a cidadania. Hoje é necessário que as pessoas sejam lembradas sobre o papel que precisa ter para vivermos em um mundo melhor”, ressaltou o aluno Miguel Almeida. Segundo a estudante Maria Eduarda Lobo, a Campanha da Fraternidade 2019 ajuda na reflexão sobre uma mudança de comportamento. “A partir de tudo que aprendemos, fica a lição de que todos devem pôr em práticas atitudes cidadãs”, completou ela.
Leia também
-
18.09.25
ARTIGO – Capacitismo: o preconceito estrutural que gera barreiras, alerta Luca Andrade
Integrante do Naic, estudante do Vieira aborda atitudes equivocadas em relação às pessoas com deficiência
-
17.09.25
Projeto Virada Ecológica convida comunidade escolar a agir em prol da Casa Comum
Ação pedagógica interdisciplinar do Vieira é desenvolvida com estudantes do 7º ano EF
-
17.09.25
Vieira e MP promovem palestras para estudantes em ação preventiva contra bullying e cyberbullying
Tema foi abordado para, aproximadamente, 600 jovens alunos das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio. Em outubro, será vez das turmas do 8º e 9º anos
-
16.09.25
Ex-aluno do Vieira, pesquisador baiano Cássio Meira é empossado na Academia Brasileira de Ciências
Na solenidade, no último dia 11 em Recife, o cientista lembrou dos tempos de colégio, quando despertou o interesse pela área