Boas práticas na educação integral são tema do 4º módulo do Programa de Formação Docente
Educadores do Vieira participaram de oficinas em que puderam compartilhar ações pedagógicas bem-sucedidas de acordo com o Mafi
Os educadores do Colégio Antônio Vieira participaram, no último sábado (23), de mais um módulo formativo do Programa de Formação Docente, que este ano tem como pauta principal a Formação Integral para a Cidadania Global na perspectiva da Interculturalidade. Neste 4º módulo do programa anual, os professores tiveram a oportunidade de vivenciar oficinas nas mais diversas áreas do conhecimento dos três segmentos da Educação Básica. “As oficinas foram planejadas e desenvolvidas pelos próprios docentes do colégio, que foram convidados a compartilhar boas práticas no uso cotidiano do nosso Mapa de Aprendizagens para a Formação Integral (Mafi), um documento que sistematiza as competências e habilidades que são desenvolvidas em cada ciclo, nas três dimensões da nossa proposta de formação integral: cognitiva, socioemocional e humano-espiritual”, explica a diretora acadêmica do colégio, professora Ana Paula Marques (foto acima).
As atividades tiveram início com um momento de espiritualidade, conduzido pelos pastoralistas do Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral (Sorpa). A equipe do Sopra também apresentou feedbacks de alunos e suas famílias sobre a experiência de uma aprendizagem integral e integradora, experimentada com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental (EF), no Projeto Luz Maior. A diretora-geral, professora Mariângela Risério, fez a abertura oficial da formação, que também contou a presença do diretor de Gestão de Pessoas, professor Sérgio Silveira, recentemente nomeado para assumir a Direção-Geral do Vieira, a partir de 6 de dezembro.
A professora Mariângela lembrou que o Mafi apenas sistematiza a formação integral na perspectiva da Pedagogia Inaciana, que já se desenvolve ao longo do tempo como proposta educativa das escolas jesuítas. O professor Sérgio fez uma metáfora lembrando a importância de cada educador ser “terra fértil” das “sementes” lançadas no programa de formação, qualificando cada vez mais a missão educativa do Vieira.
USO PRÁTICO DO MAFI
Já a professora Ana Paula Marques trouxe em sua fala a memória de todo o percurso formativo já feito neste ano, reiterando a intencionalidade de desenvolver nos educadores a compreensão da proposta educativa de formação integral para a Companhia de Jesus e os seus atravessamentos com a Cidadania Global. “Tudo sempre a partir da perspectiva da interculturalidade e do uso prático do Mafi como um instrumento elaborado de forma colaborativa para sistematizar nossas intencionalidades pedagógicas e termos clareza das habilidades e competência acadêmicas, socioemocionais e humano-espirituais que propomos desenvolver em cada série, em uma crescente espiral de aprofundamento, de acordo com a faixa etária”, como completou.
Para a professora Ana Paula, o momento formativo convidou os educadores a pensarem, de forma atualizada, na experiência como um dos pilares do Paradigma Pedagógico Inaciano e como um fator fundamental para uma “aprendizagem profunda, significativa e transformadora”. A professora de Arte, Joelma Serra, foi convidada a sensibilizar os professores, convidando-os a “descristalizar” seus olhares e conceitos, “em uma experiência considerada fundamental no processo de aprendizagens significativas”.
OFICINAS
As oficinas oportunizaram aos professores experimentarem e dialogarem com os colegas educadores de outras áreas e de outros segmentos, explorando formas diversas de colocar em prática a formação integral, constituída no Vieira por três dimensões: cognitiva, socioemocional e humano-espiritual. A riqueza das trocas, das reflexões, das aprendizagens mobilizadas durante as oficinas foi socializada por alguns professores no final da manhã de formação. “O sentimento era de alegria, prazer, descoberta e, principalmente, mobilizações e aprendizagem significativa”, conta a professora Ana Paula.
“Acredito que esse módulo, pautado na própria experiência de aprendizagem do professor, traz um potencial incalculável de possibilidades de inovações pedagógicas, sustentadas no compromisso com o protagonismo estudantil e o desenvolvimento integral e integrador de cada estudante”, disse a diretora acadêmica. Para ela, a formação docente é um dos principais pilares da inovação pedagógica e do redesenho curricular, “pois é o que alicerça as mudanças necessárias com profundidade, crítica, autonomia e compromisso com a qualidade educacional”, como concluiu.
Confira agora mais fotos da formação!
Fotos: Secom/CAV.
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