23.10.20

Bibliotecas On-Line do Vieira são opção para conhecimento e lazer, sem sair de casa

Acesso de alunos ao acervo de livros, vídeos e até tour virtual a museus é feito diretamente pela plataforma Moodle​

Já pensou em fazer uma visita a um museu, mesmo estando em casa? E ler um livro recentemente lançado sem precisar ir à livraria? Os alunos do Colégio Antônio Vieira têm agora acesso rápido ao tour virtual de alguns dos principais museus, além de uma infinidade de conteúdos disponibilizada pelas três bibliotecas on-line do Colégio, de forma prática, diretamente na plataforma Moodle (Escola On-line) – já normalmente usadas pelos alunos nas atividades escolares.

Conforme explica a bibliotecária Jaqueline Torres, gestora das bibliotecas do Vieira, foram criadas na plataforma três salas, “com o objetivo de disseminar informação para a geração de conhecimento”. São elas: Biblioteca On-line do Vieirinha, destinada aos estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental (EF); Biblioteca On-line dos 6º e 7º anos EF, que atende aos alunos na chamada fase da pré-adolescência; e a Biblioteca On-line do Vieirão, para os jovens do 8º ano EF à 3ª série do Ensino Médio (EM).

“O distanciamento social pode nos privar do aconchego de um abraço, porém, do conhecimento jamais!”, afirma Jaqueline Torres. “Todas aquelas prateleiras de livros físicos continuam aguardando seus leitores, após o término do distanciamento social. Enquanto isso não ocorre, os usuários têm à sua disposição conteúdos virtuais igualmente interessantes”, ressalta a bibliotecária. Além do acervo de livros (em domínio público) e do tour virtual aos museus, vídeos com contos literários, histórias da Hora do Conto, entrevistas com escritores, atividades lúdicas literárias, sugestões de leituras e espaço para divulgação das produções dos alunos estão entre as opções disponibilizadas para o lazer e ampliação do conhecimento.

A bibliotecária Jaqueline Torres destaca diversidade de conteúdo das novas bibliotecas virtuais do Vieira

A criação das bibliotecas virtuais em tempos de quarentena, além de consolidar um projeto antigo do Vieira, reafirma a missão das unidades de “fomentar e incentivar o hábito de ler, além de estimular as ações de valorização da cultura junto à comunidade educativa”, como destaca a gestora.  “Convido a todos a acessarem às nossas bibliotecas on-line e desfrutarem desse ambiente recheado de conhecimento. Será sempre uma incrível viagem!”, diz Jaqueline Torres.

Fotos: acervo pessoal e bibliotecas do Vieira