Bairros de Salvador são destaques na Revista Eletrônica 2016
Ação faz parte do projeto interdisciplinar “Cantos e Encantos de Salvador”, voltado para as turmas do 6º ano EF
O lançamento da Revista Eletrônica 2016, realizado entre os dias 16 e 18/11, marcou a culminância do projeto interdisciplinar “Cantos e Encantos de Salvador”. A exibição do material audiovisual, produzido pelos alunos do 6ºano EF, aconteceu no Auditório Mabel Velloso. A iniciativa buscou desenvolver habilidades e competências importantes para formação cidadã dos alunos, através do aprofundamento de importantes bairros soteropolitanos como Liberdade, Garcia, Graça, Lapinha, Ribeira, entre outros.
Cada turma ficou responsável por um grupo de bairros. Ao longo do ano, os estudantes mergulharam em uma vasta pesquisa sobre aspectos socioeconômicos, personalidades históricas, manifestações culturais e outras características dessas localidades. “Estou muito feliz com o resultado. Esse projeto se faz importante, porque no seu desenvolvimento os alunos podem ressignificar a sua identidade como cidadãos de Salvador”, destacou a coordenadora pedagógica do 6ºano EF, prof.ª Mariângela Rosier.
Os estudantes também discutiram em sala de aula os problemas que cada bairro enfrenta e conversaram com moradores para aprofundar essa reflexão. “Todo resultado é fruto de um trabalho muito aprofundado e crítico sobre a nossa cidade. A gente percebe que os alunos se esforçam bastante em todo processo”, pontuou a orientadora educacional do 6º ano EF, prof.ª Camila Portugal. Além do estudo teórico, os alunos também fazem uma aula de campo, em que cada turma visita a localidade estudada para entender o seu cotidiano.
“Eu adorei a experiência de produzir esse projeto. A ideia é super divertida, mas ao mesmo tempo estudamos bastante”, disse o aluno João Pedro Aquino. “A gente acaba estudando várias matérias, mas de forma bastante divertida”, completou a aluna Sophia Edton. Os pais e familiares, presentes no lançamento da Revista Eletrônica, também ficaram muito satisfeitos com o resultado do projeto. “Eu achei fantástico. Foi uma verdadeira aula pública sobre Salvador e de suma importância tanto para nós, quanto para os alunos”, disse o pai Gustavo Brito. “Estava acompanhando em casa o processo de criação, mas com certeza o resultado final superou as minhas expectativas” concluiu a mãe vieirense, Simone Edton.
Leia também
- 13.12.24 Listas de livros, materiais e planos de execução 2025
-
13.12.24
Comunidade vieirense participa de campanhas 'Doar para Educar' e de apoio às Obras Sociais Irmã Dulce
Ações foram realizadas antes mesmo do término das aulas, envolvendo alunos, ex-alunos, familiares e colaboradores da instituição
-
12.12.24
Grupo OPA – Oração pela Arte lança álbum com músicas religiosas em ritmo de samba
"Deus do Morro” entrou este mês nas plataformas digitais
-
10.12.24
Papa Francisco pede que o Jubileu nos transforme em 'peregrinos da esperança cristã'
Confira o vídeo com a mensagem para o mês