31.01.17

Aula inaugural marca início do ano letivo da 3ª série EM

Evento proporcionou aos alunos importantes orientações sobre rotina, procedimentos e novidades no Enem 2017

Aula inaugural marca início do ano letivo da 3ª série EM

Um ano cercado de grandes expectativas e novidades. O dia 30 de janeiro selou o começo da trajetória da 3ª série EM de 2017 com uma programação especial que envolveu diferentes setores do Vieira. Após serem acolhidos no Pátio Centenário com a exibição de uma retrospectiva de várias ações desenvolvidas pelos alunos no ano passado, as turmas participaram de uma aula inaugural, realizada na Sala de Arte Sálua Chequer.

A abertura da aula inaugural contou com um momento de oração conduzido pelo SORPA (Setor de Orientação Religiosa e Pastoral). Em seguida, os alunos foram acolhidos pela direção do Vieira. “Agora é a hora de cada um fazer a sua parte e investir para alcançar os seus objetivos, sem esquecer da ética e da moral no cotidiano. Precisamos pensar que os valores são como alicerces de uma casa, que nos sustentam na vida e fazem com que sejamos capazes de transformar a sociedade”, destacou a diretora geral, prof.ª Mariângela Risério.

As turmas foram apresentadas à equipe pedagógica e receberam informações sobre a rotina, horários e procedimentos que devem ser adotados ao longo do ano letivo. “É uma grande oportunidade que temos para falar sobre as novidades que eles vão encontrar. Trata-se de um momento especial de finalização da educação básica, em que há uma grande exigência em relação à competência acadêmica dos alunos. Temos a responsabilidade de dar tranquilidade e foco para que o estudante possa seguir em frente, acreditando no trabalho da nossa equipe”, ressalta a coordenadora pedagógica da 3ª série EM, prof.ª Ana Paula Marques.

ENEM 2017

As possíveis mudanças do Enem 2017, que atualmente está passando pela etapa de consulta pública, também foram debatidas na aula inaugural. “Esse exame é a principal porta de acesso para as melhores universidades federais do país. Portanto, ter as informações à disposição do aluno o ajuda no seu processo de escolha e a desenvolver o seu trabalho ao longo do ano”, destacou o professor de língua portuguesa, Alex Valadares, que realizou uma palestra sobre o tema.

Para os alunos, esse suporte inicial fez toda diferença. “Este é um ano em que lidamos com uma pressão ainda maior. Tudo que foi dito na aula inaugural será muito útil para o nosso ano letivo. Ter essas informações nos ajudará a superar eventuais mudanças que possam ocorrer no Enem e nos vestibulares”, destacou o estudante Enzo Benjamin.

SOLIDARIEDADE

Os alunos também foram informados sobre o projeto ‘Terceiro em Ação’, realizado pelo SORPA em parceria com o SOE (Serviço de Orientação Educacional), que consiste em visitas das turmas a diversas instituições, muitas delas parte da trajetória dos estudantes desde o Vieirinha. “É uma iniciativa que existe desde 2014, sendo sempre um momento muito rico e com uma grande adesão dos alunos, pois há um sentimento de despedida da escola”, destacou o coordenador do SOE da 3ª série EM, Anderson Souza.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo