11.12.17

Atividades sobre migrações internacionais mobilizam 1ª série EM durante todo ano letivo

A edição 2017 do projeto “Migragente” trouxe a discussão sobre coexistência e interculturalidade

Atividades sobre migrações internacionais mobilizam 1ª série EM durante todo ano letivo

As turmas da 1ª série EM trabalham ao longo de todas as unidades um dos temas mais repercutidos na contemporaneidade: as migrações internacionais. Neste ano, o “Projeto Migragente: coexistência e interculturalidade”, desenvolvido de maneira interdisciplinar, foi iniciado com um grande trabalho de pesquisa, ocorrido no primeiro trimestre. Posteriormente, os alunos participaram da Gincana Cultural (saiba mais) e finalizaram todas as reflexões desenvolvidas com apresentações músico-literárias, realizadas no dia 1º de novembro, na Sala de Arte Sálua Chequer.

A oportunidade de analisar as circunstâncias vividas pelos refugiados, que deixam as suas histórias, raízes e tradições, foi algo que inspirou os estudantes ao longo de toda construção do projeto. “Considero o ‘Migragente’ muito interessante e inovador, além do tema ser bastante atual. Fui líder da minha turma e pude ver de perto como todos nós pudemos aprender de uma maneira intensa e motivadora”, afirmou o aluno Lourenço Veiga. Já a estudante Ana Barreto destacou a integração como uma importante habilidade desenvolvida. “Foi a atividade do ano letivo que mais uniu e mobilizou a minha turma. Ficamos mais unidos e mais amigos. Isso para mim ficou marcado como o ponto forte que essa experiência nos proporcionou”, acrescentou ela.

Migrações e arte

Em 2017, a culminância do projeto “Migragente” aconteceu com performances artísticas sobre subtemas passados para as turmas, que se subdividiram em grupos voltados para as diversas etapas e atividades que envolvem a produção de um espetáculo (sonoplastia, roteiro, iluminação, cenografia, direção, etc.). “A partir da vivência e percepções que eles tiveram durante o ano sobre os refugiados, os alunos montaram apresentações envolvendo música, literatura e arte. A proposta foi desenvolver esse trabalho levando em consideração a criticidade e promovendo essa relação entre a obra musical e a realidade objetiva”, destacou a coordenadora pedagógica da 1ª série EM, prof.ª Léa Pontes.

A coordenadora de Língua Portuguesa do Ensino Médio, prof.ª Eneida Santana, orientou a produção dos roteiros das adaptações das canções de cada turma e de todo processo de desenvolvimento do espetáculo. Segundo ela, o musical vai além do objetivo de trazer artisticamente todo conteúdo desenvolvido desde a primeira unidade. “As turmas passam a entender arte também como um movimento social, político e capaz de fazer com que todos pensem no que está acontecendo no mundo. O musical fez essa reflexão sobre todos os elementos relacionados às migrações internacionais. Foi muito interessante proporcionar a cada estudante a possibilidade de se colocar no lugar dessas pessoas, com importantes análises e reflexões”, ressaltou ela.

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