Arena Cultural incentiva estudantes adolescentes no gosto pela literatura e arte
Nona edição do evento, realizada pelo Setor de Bibliotecas do Vieira, apresentou jovens escritores baianos, entre outras atrações
Um evento literário feito para estudantes adolescentes, contando com a presença de escritores quase que da mesma faixa etária. Com tema “Jovens baianos na literatura: inspirando arte e cultura”, o Colégio Antônio Vieira realizou na última semana, de 14 a 16 de maio, a nona edição da Arena Cultural.
A Arena Cultural 2024 teve como objetivo incentivar o gosto pela literatura por parte dos alunos, a partir do lançamento de livros e rodas de conversa com jovens escritores, além de diversos eventos culturais, como apresentações musicais e teatrais, saraus poéticos, exposições, performances e instalações artísticas espalhadas pelos diversos espaços de aprendizagem do Vieirão – unidade do colégio destinada aos estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio.
RODAS DE CONVERSA
Os encontros com os tão novos e já consolidados talentos da literatura baiana não se limitaram às sessões de autógrafos, como normalmente acontece na maioria dos eventos literários. Dentro da proposta educativa da Arena Cultural do Vieira, os estudantes puderam ouvir palestras e tirar dúvidas sobre o mercado editorial baiano e brasileiro, assim como sobre as inspirações que levaram os escritores a conquistarem seu espaço, abordando temáticas da juventude e ainda sendo tão jovens. Dentre eles, ex-alunos do Vieira, como a escritora Vanessa Brunt, autora de cinco livros: “Entre Chaves”; “Depois Daquilo”; “Não Precisa ser Assim”; “Ir também é Ficar”; e, “Deixar para lá também é bater de frente”.
Na abertura do evento, o diretor-geral do Vieira, Prof. Sérgio Silveira, destacou o potencial dos estudantes do colégio na literatura, valorizando os jovens escritores e a importância do evento, que chega à nona edição. Veja o vídeo!
GERAÇÕES LITERÁRIAS
“Foi uma experiência emocionante. Os alunos respiram a arte, exalam a arte e nos conectamos muito. Foi maravilhoso, inclusive, fazer o sorteio de alguns livros, vendo que todos ficaram muito empolgados. Foi lindo observar essa conexão, esse desejo pela arte, o respeito às trajetórias dos escritores… É um colégio que trata muito desse tipo de ensino repleto de respeito, de abraços e, principalmente, desse olhar aguçado, apurado, aprofundado para a vida, para o mundo, com muita humanização. Pude me reconectar com tudo isso que eu sentia quando estudava no Vieira e com os outros alunos que agora estão lá para falar um pouco da minha arte”, disse a escritora Vanessa Brunt. “A curadoria do evento estava belíssima, uma curadoria que abraçou vários estilos de escrita, de escritores e contemplou muito bem a nossa nova geração literária aqui da nossa terra”, completou.
O evento também contou com rodas de conversa com outros jovens autores de destaque, como Karol Dias, Anderson Shon, Gabriel Mendes, Amanda Bárbara, Keila Cerqueira e Breno Fernandes.
Além dos autores, as atrações como a Oficina de Sussurradores, as apresentações teatrais com os alunos da Academia Vieirense de Letras e Artes (Avla) – O Mágico de Oz e RepArte – , assim como o musical Chá das Cinco e a encenação da obra A Caligrafia de Dona Sofia, com integrantes da biblioteca e do Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral (Sorpa) do colégio, e o pocket show, com a cantora Camila Vieira, e a apresentação da banda Jam Delas.
ESTÍMULO E INSPIRAÇÃO
“A Arena Cultural é um evento muito grandioso e que traz muito enriquecimento para os estudantes do Vieira, principalmente esse ano, que trouxe os jovens baianos na literatura e nas artes. E esses jovens somos nós. Então, foram muito interessantes as experiências durante o recreio, as palestras, as apresentações da Avla… Adorei a palestra com o escritor Gabriel Sampaio Mendes e outros palestrantes, pois alguns deles são ex-alunos, e eu achei muito interessante a gente ter esse contato com eles que já estiveram no nosso lugar como estudantes também”, declarou Júlia Carvalho, aluna da 2ª série do Ensino Médio.
A bibliotecária Jaqueline Torres, gestora do Setor de Bibliotecas do Vieira, unidade responsável pela organização do evento, a edição 2024 da Arena Cultural “foi um momento de encontros, inspirações e celebração, onde as vozes dos jovens escritores ecoaram pelos corredores do colégio, inspirando arte, literatura e cultura”, como frisou. “Percebi que a proposta do evento foi atingida, quando vi a participação ativa e interessada dos alunos durante as rodas de conversas com os escritores e o brilho do olhar atento durante as apresentações culturais”, concluiu.
Confira mais fotos!
Leia também
-
17.01.25
Saiba tudo sobre a volta às aulas no Vieira
Tire aqui suas dúvidas e comece bem o ano letivo de 2025
-
13.01.25
Obras no Vieirão seguem em ritmo acelerado para a volta às aulas
Requalificação completa da unidade faz parte das ações do programa Vieira 2025+
-
09.01.25
Matrículas para esportes e robótica do Vieira serão abertas de 27 a 30 de janeiro
Confira os horários das atividades extracurriculares a serem oferecidas este ano
-
07.01.25
Projeto da APM e parceria com editoras asseguram economia em itens escolares para famílias vieirenses
Iniciativas alinham-se às ações de educação ambiental e financeira da instituição