Após aprendizagens sobre cultura regional, Vieira entra em recesso junino. Aulas voltam no dia 10
Projetos pedagógicos realizados no primeiro semestre letivo promovem identidade cultural com foco na cidadania global

Ao som da sanfona e em clima de festa junina, os estudantes do Colégio Antônio Vieira puderam celebrar, com professores, famílias e colaboradores não docentes da instituição, as aprendizagens conquistadas ao longo do 1º semestre letivo. Na última semana, os “arraiás” do Vieirinha (unidade para crianças e pré-adolescentes) e Vieirão (unidade para os jovens alunos até o Ensino Médio) reforçaram a importância da valorização da cultura regional. Agora, todos poderão aproveitar para conferir os festejos do São João ou simplesmente descansar com o recesso escolar: de 19/06 a 9/07 para estudantes; e, de 19 a 24 de junho para os colaboradores.

O tema da valorização da cultura regional foi trabalhado durante todo o primeiro semestre letivo, principalmente nos 3º e 6º anos do Ensino Fundamental (EF), séries em que as crianças produziram novos conhecimentos a partir de projetos interdisciplinares nomeados, respectivamente, “São João; retrato de um povo” e “(En)cantos do Nordeste – Nossos jeitos de ser, viver e cuidar”. Ambos seguem a proposta do colégio de promover identidade cultural com foco na cidadania global.

De modo geral, em todas as séries do Vieirinha, foram realizadas atividades temáticas nas aulas de Música, Arte, História, Geografia e Ensino Religioso, além do Tempo Integral, por conta do período junino e seu significado para o povo nordestino. No 3º ano EF, as atividades começaram em março, nas proximidades do Dia de São José (19/03) com o plantio do milho, a ser colhido e degustado nas receitas dos festejos juninos. Desde então, as crianças pesquisaram sobre a cultura do São João aprendendo sobre aspectos sociais, geográficos e históricos, além de itens decorativos, xilogravuras, culinária típica, danças e costumes. Esta semana, elas puderam participar também de uma animada quadrilha. Até as aulas de Educação Física foram temáticas, com brincadeiras juninas ao som do forró. Veja no vídeo!
SAUDADE, JOÃO!
O São João e a importância para a cultura do Nordeste também foram retratados na apresentação, no colégio, da peça “Saudade, João!”, de Ruan Passos, este mês. Indicado ao Prêmio Braskem de Teatro 2023, o espetáculo homenageia a cultura nordestina, abordando elementos típicos juninos e do sertão. O musical conta a história de um menino que está se isolando do mundo, devido a uma intensa tristeza em razão da recente perda do avô. Após um conflito, João é transportado para um outro mundo (Reino de Brogodó), onde um mago controla tudo e proibiu qualquer manifestação relacionada à cultura nordestina.

REDES ATIVAS
No Vieira, ao contrário do “reino do mago de Brogodó”, a cultura nordestina e o São João são muito valorizados. Os alunos e toda a comunidade escolar bem sabem disso! Nos próximos dias de festejos juninos, as redes sociais do colégio também vão trazer grandes momentos vivenciados nesse sentido. Tudo com aquele gostinho de São João e de múltiplas aprendizagens, para ninguém ficar na saudade!
Confira mais algumas fotos na galeria abaixo e um feliz São João para todos!
Imagens: Secom/CAV
Leia também
-
22.08.25
Lançada edição digital da revista VIEIRA+
Publicação traz novo projeto editorial e gráfico em reportagens que ampliam o diálogo do colégio sobre temas que envolvem toda a sociedade
-
21.08.25
Memorial do Vieira guarda raro exemplar de livro de Manuel Querino, histórico intelectual baiano
Espaço do colégio, que conta com outras preciosidades como boletins de Jorge Amado e Anísio Teixeira, pode ser visitado com agendamento prévio
-
20.08.25
'Características da Educação da Companhia de Jesus' são tema de formação para colaboradores do Vieira
Documento jesuíta foi abordado na série Itinerários Inacianos que prevê três eventos no ano
-
19.08.25
Flicav incentiva leitura de livros e interação familiar em tempos de excesso de telas
Evento, promovido pelas bibliotecas do Colégio Antônio Vieira, já se consolidou no calendário cultural da comunidade escolar