29.03.22

Aniversário de Salvador é sempre especial para Colégio Antônio Vieira e jesuítas

Em programa na TV, Superior do Núcleo Jesuíta na Bahia falou sobre catequização indígena e implantação de primeiras escolas

Aniversário de Salvador é sempre especial para Colégio Antônio Vieira e jesuítas

O aniversário de Salvador, 29 de março, é sempre uma data muito significativa para os soteropolitanos e também para o Colégio Antônio Vieira, instituição da Companhia de Jesus, ordem religiosa que foi responsável pelas primeiras ações voltadas para a educação na cidade desde a época da sua fundação. Com Thomé de Souza, fundador e então governador-geral do Brasil, vieram os primeiros jesuítas para catequizar e construir escolas seja nos aldeamentos indígenas, seja atendendo os filhos de portugueses ou os primeiros jovens brasileiros oriundos da miscigenação. Por isso, a história da cidade é tão interligada à origem do colégio, também fruto da missão jesuíta que está sempre se renovando para atender aos desafios do tempo presente.

Marco da fundação de Salvador

ANO ESPECIAL

Este ano, os 473 anos da cidade estão sendo comemorados também em um ano muito especial para o Vieira. É quando se celebram os 400 anos de canonização de dois importantes jesuítas São Francisco Xavier, padroeiro da cidade, e Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus. Além dos eventos comemorativos promovidos pelo colégio, que também completa neste mês 111 anos, o tema do aniversário da cidade está sendo explorado nas rodas de conversa com os estudantes em sala de aula, nas aulas de Música e Arte, entre outras atividades. No Vieirinha, as crianças do 3º ano do Ensino Fundamental (EF), por exemplo, fizeram um mural com fotos em seus locais preferidos da cidade.

  
PROGRAMA NA TV

Em programa especial de aniversário de Salvador, veiculado no último sábado (26) pela TV Bahia, o superior do Núcleo Apostólico dos Jesuítas na Bahia, padre Alexandre Souza, SJ, falou da importância dos jesuítas na fundação de Salvador, ressaltando a vinda com Thomé de Souza, a catequização dos povos indígenas, fundação dos aldeamentos com escolas e para proteção das tentativas de escravização dos habitantes locais e iniciativas de valorização da língua nativa e elaboração da Língua Geral, entre outras questões. 

Clique na imagem e confira a íntegra do programa especial

Imagens: Bigstock, Jefferson Peixoto, G1 e Secop CAV

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo