Alunos e professores do 9º ano EF visitam creche comunitária no Subúrbio
A ação faz parte do projeto transdisciplinar “Direitos Humanos, Valores Cidadãos e Sociedade em Rede”
As alunos e educadores do 9º EF do Vieira Alunos e educadores viveram experiências marcantes de cidadania ao visitarem a Associação Criança e Família, em março. A atividade faz parte de umas etapas do projeto transdisciplinar “Direitos Humanos, Valores Cidadãos e Sociedade em Rede”. A creche comunitária está localizada no bairro Alto da Santa Terezinha, no Subúrbio Ferroviário de Salvador.
Os encontros permitiram a interação dos vieirenses com o cotidiano das atividades da instituição. A creche da Associação acolhe 150 crianças de dois a cindo anos, em turno integral e oferece quatro refeições por dia. A instituição também trabalha com o acolhimento a mães gestantes, realizado em um centro de acolhimento em um prédio anexo.
Segundo a coordenadora pedagógica do 9º ano EF, Vânia Virgens, as visitas têm objetivos que dialogam diretamente com o projeto da série e trabalha a valorização da vida como o direito maior. “Queremos que os nossos alunos entendam como funcionam os Direitos Humanos e como devem ser aplicados na sociedade”, destacou ela.
A coordenadora dos projetos de educação infantil da Associação, Vanessa Rodrigues, afirmou que as visitas são sempre muito importantes para todos envolvidos no projeto já que colaboram com a compreensão da necessidade do outro. Ela ainda explicou que o trabalho desenvolvido na creche preocupa-se desde a relação das crianças com a família até a realidade alimentar. “As nossas crianças participam de oficinas e atividades com os pais, algo que ajuda no fortalecimento dos laços familiares. Queremos garantir que eles tenham diariamente educação e alimentação, que são direitos básicos”, afirmou.
Descobertas cidadãs
Para a professora de história do Colégio Antônio Vieira, Edna Lúcia, cada etapa do projeto ‘Direitos Humanos, Valores Cidadãos e Sociedade em Rede’ nutre intelectualmente os estudantes para que quando eles estejam no encontro com o outro seja possível enxergar tudo aquilo que contribui para a igualdade. “Essa experiência afirma o princípio da educação de valores que defendemos, voltada para os demais, e, sobretudo, para os que mais precisam”, completou ela.
Os alunos vieirenses destacam que conhecer um projeto social resulta em uma experiência de autoconhecimento muito importante. “Essa é uma oportunidade única de reflexão. Enquanto muitas vezes não sabemos valorizar o que temos, podemos perceber que essas crianças vivem felizes diante das mais diversas dificuldades”, disse a aluna Gabriela Andrade. Já o estudante Bernardo Barroso destacou a importância de interagir e dar atenção às crianças. “Participar desse momento foi muito importante, porque pudemos entender de perto a realidade da creche e trazer importantes valores para as nossas vidas”, finalizou ele.
Leia também
-
11.11.25
Vieira Awards premia mais de 300 estudantes por desempenho em Olimpíadas do Conhecimento
Segunda edição da premiação acadêmica homenageou também 45 professores que atuaram como articuladores
-
11.11.25
Infantil do Vieira tem Tarde Brincante em ação voltada para acolhimento às crianças de 2 a 5 anos
Evento integrou atividades de adaptação aos novos alunos antes mesmo do início do ano letivo de 2026
-
10.11.25
Vieira ganha destaque ao formar líderes para novas exigências do mundo do trabalho. Confira matéria publicada do Correio 24 Horas
Formação que alia excelência acadêmica e soft skills é tema de reportagem na seção Estúdio Correio
-
10.11.25
ARTIGO – COP 30: Oportunidade histórica para Brasil reafirmar papel de liderança nas questões ambientais
Bióloga e doutora em Ciências da Educação, professora Maria Goretti de Sousa ressalta importância da realização da 'Conferência do Clima' no país