Alunos e colaboradores têm momentos de reflexão sobre ensinamentos de Santo Inácio de Loyola
Ludicidade marcou Encontros de Contemplação Inaciana voltados para crianças do Vieirinha

As celebrações de encerramento do Ano Inaciano no Colégio Antônio Vieira contaram com uma programação especial para as crianças do Ensino Fundamental 1, na última semana de julho. Organizadas pelo Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral (Sorpa), as atividades da Contemplação Inaciana envolveram, de forma lúdica, as pequenas e pequenos alunos nas reflexões sobre o tema “Ver Novas Todas as Coisas em Cristo”. Momentos de espiritualidade também foram promovidos durante todo o mês para a equipe de colaboradores do colégio.
O Pátio Aquarela e o prédio do “1º aninho” abrigaram as atividades com as crianças. Nos encontros, realizados minutos antes do início das aulas, os pastoralistas do Sorpa conduziram orações e cânticos, além de apresentações cênicas usando o boneco do “Inacinho”, que faz referência lúdica a Santo Inácio de Loyola. Foram três dias, variando por série e turma, tanto no turno matutino quanto vespertino. O coordenador do Sorpa, professor João Ramiro, e os assistentes espirituais do Vieira, padres Emmanuel Araújo, SJ, e Cleber Gonçalves, SJ, acompanharam as atividades.

ORAÇÃO NOS SETORES
Já tradicionais entre colaboradores do Vieira, os momentos de Oração nos Setores foram ainda mais especiais no mês de julho de 2022, por conta do encerramento do Ano Inaciano – período celebrativo dos 500 anos de conversão e 400 anos de canonização de Santo Inácio de Loyola, iniciado em 20 de maio do ano passado e que se encerrou no último dia 31 de julho, Dia de Santo Inácio de Loyola. No período que antecedeu o dia da missa especial que marcou oficialmente o encerramento do período, o Sorpa promoveu encontros na Capela Santo Inácio, no Vieirão.

“São realmente muito significativos esses momentos que retomamos agora presencialmente, após o período de distanciamento social imposto pela pandemia, para refletirmos e colocarmos também nossa gratidão acerca das nossas vivências pessoais e profissionais, a partir da experiência de Espiritualidade Inaciana”, destacou o diretor de Gestão de Pessoas, professor Sérgio Silveira, em um dos encontros. Os colaboradores tiveram a oportunidade de partilhar aprendizagens e renovar o compromisso para com a missão educativa do Vieira, enquanto unidade integrante das obras da Companhia de Jesus, fundada por Santo Inácio.
Confira mais fotos desses momentos de espiritualidade.
Leia também
-
18.09.25
ARTIGO – Capacitismo: o preconceito estrutural que gera barreiras, alerta Luca Andrade
Integrante do Naic, estudante do Vieira aborda atitudes equivocadas em relação às pessoas com deficiência
-
17.09.25
Projeto Virada Ecológica convida comunidade escolar a agir em prol da Casa Comum
Ação pedagógica interdisciplinar do Vieira é desenvolvida com estudantes do 7º ano EF
-
17.09.25
Vieira e MP promovem palestras para estudantes em ação preventiva contra bullying e cyberbullying
Tema foi abordado para, aproximadamente, 600 jovens alunos das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio. Em outubro, será vez das turmas do 8º e 9º anos
-
16.09.25
Ex-aluno do Vieira, pesquisador baiano Cássio Meira é empossado na Academia Brasileira de Ciências
Na solenidade, no último dia 11 em Recife, o cientista lembrou dos tempos de colégio, quando despertou o interesse pela área