06.03.18

Alunos do Vieirinha apresentam projeto sustentável em competição nacional de Robótica

A etapa da Bahia da FIRST® LEGO® League aconteceu em Salvador, nos dias 24 e 25 de fevereiro.

O Torneio de RobóticaFIRST®LEGO® League é um programa internacional de exploração científica, projetado para fazer com que crianças e jovens de 9 a 16 anos se entusiasmem com ciência e tecnologia e adquiram habilidades valiosas de trabalho e de vida. A etapa da Bahia, realizada no SESI-Salvador nos dias 24 e 25 de fevereiro, contou com a participação de quatro alunos do Colégio Antônio Vieira, que participam das oficinas de Robótica realizadas pela instituição (saiba mais).

O Vieira foi representado por João Victor Schindler Leite (6º ano A), Leonardo Fernandes da Cunha Cruz(6º ano C), Raul Afonso Oliveira de Carvalho Lage (6º ano G) e Augusto Sérgio Eiras Gonçalves (5º ano F). Eles desenvolveram um robô voltado para cumprir os 20 desafios propostos durante a competição, que teve como tema a hidrodinâmica, além do projeto de um filtro voltado para evitar a poluição do meio ambiente pelo esgoto. “A vontade de cada um deles participar de um campeonato de Robótica era enorme. O evento é maravilhoso, pois mistura emoções, aprendizado e muita diversão”, destacou o monitor de Robótica do Vieira, Pedro Martinez, que atuou como técnico durante a FLL.

A mãe vieirense, Simone Cunha, também atuou como técnica durante o evento. Segundo ela, o processo de preparação e participação na FLL se consolidou como uma importante fonte de aprendizado e crescimento para os alunos. “Eles desenvolveram, ainda mais, importantes valores trabalhados no Vieira como a integração e a cooperação, pois as equipes puderam interagir bastante”, afirmou.

Para os alunos, participar pela primeira vez da FIRST®LEGO® League serviu como uma motivação para continuar os estudos nessa área. “Foi uma experiência muito gratificante, pois estar lá ajudou muito no nosso conhecimento e desenvolvimento na Robótica. A nossa ideia de criar um filtro que ajude no tratamento do esgoto quis mostrar que com simples elementos podemos ajudar a natureza”, ressaltou o estudante João Victor Schindler Leite.

Para saber mais sobre o Torneio de RobóticaFIRST®LEGO® League, CLIQUE AQUI