10.09.20

Alunos do Vieira surpreendem em aulas on-line e emocionam professores

Inspirados em vídeo divulgado no TikToK, estudantes revelaram reconhecimento ao empenho da equipe pedagógica

Alunos do Vieira surpreendem em aulas on-line e emocionam professores

A emoção marcou a maioria das aulas on-line do Colégio Antônio Vieira neste início de mês, quando crianças e adolescentes surpreenderam os professores com uma simples, mas significativa homenagem: abriram as câmeras, simbolizando que os mestres não estão sozinhos e que os esforços para uma educação de excelência, mesmo em tempos de pandemia, são reconhecidos no dia a dia. O movimento foi inspirado em um vídeo divulgado na rede TiKToK, mas no Vieira a ação foi além: mais do que abrir a webcam para revelar rostinhos, os alunos fizeram declarações de agradecimento e criaram momentos de descontração, exibindo de suas casas brinquedos preferidos, acessórios divertidos e até animais de estimação, variando nas demonstrações de carinho, conforme turma e faixa etária.

A surpresa se deu porque, normalmente, durante as aulas remotas, há uma orientação técnica de se deixar as câmeras e microfones desligados, à exceção dos momentos de participação, para ampliar a qualidade da transmissão ao vivo pela Plataforma Teams. Como resultado, os professores – acostumados a lidar com muitos alunos, presencialmente, antes da quarentena imposta pela pandemia de Covid-19 – passaram a atuar de forma, aparentemente, solitária: explicando a disciplina, na maior parte do tempo, para uma tela em que só aparecem as iniciais dos nomes dos estudantes.

“Sabemos que não deve estar sendo fácil para eles, ao mesmo tempo em que percebemos o quanto têm se dedicado para a nossa aprendizagem, por isso tentamos retribuir um pouco, em uma homenagem mais do que justa”, disse a aluna Sophia Martins, do 7º ano do Ensino Fundamental (EF), que explicou o significado do gesto em nome da turma. “Queríamos agradecer por vocês se manterem tão fortes por nós”, declarou a aluna Mariana Louise Castro, do 8º ano EF, representando todos os colegas no momento da ação.

Em algumas turmas, alunos promoveram momentos de relaxamento, exibindo visual descontraído, bichos de pelúcia e animais de estimação

CARINHO QUE TRANSBORDA

Em todas as séries em que foram feitas as homenagens, tudo foi combinado, sigilosamente, pelos alunos em grupos de WhatsApp. Surpreendidos pelo gesto, muitos professores não conseguiram conter a emoção. “Foi uma surpresa tão grande que desceram lágrimas. Só tenho a agradecer aos alunos pelo carinho, respeito e admiração que eles revelaram”, disse o professor de História, Carlos Félix. “São essas pequenas coisas que fazem a gente acreditar na educação”, completou.

“Chorei na hora e, só de lembrar, a emoção volta, pois naquele instante, a gente viu em cada aluno, em cada aluna, o que nos move nessa missão de educador: saber que a gente está formando pessoas para além do conhecimento acadêmico, mas também para uma formação integral”, contou a professora de Matemática, Isabel Gonçalves.

SEMPRE ESPECIAIS

Por acompanhar, diariamente, o empenho da equipe para a melhoria constante das atividades remotas, bem como a participação nos programas de formação docente previstos pela Rede Jesuíta de Educação (RJE), a diretora acadêmica do Vieira, professora Ana Paula Marques, revelou ter ficado encantada com a iniciativa dos alunos. “Diante desse contexto que estamos vivendo, que nos lembra, constantemente, do nosso isolamento físico e, até mesmo, emocional, foi emocionante ver a espontaneidade dos alunos e, principalmente, a surpresa, alegria e emoção dos professores”, declarou.

“Esse belo gesto mostrou aos professores que eles não estão sozinhos, tão solitários quanto, às vezes, parece e que, por trás daquelas telas, há crianças, adolescentes, jovens que estão, sim, conectados a eles, ouvindo-os e aprendendo, de novas maneiras”, afirmou a diretora acadêmica. “Os professores se deram conta de que são, sim, importantes, especiais, e que estão fazendo a diferença na vida de tantos alunos”.

CAMPANHA “SEU OLHAR MELHORA O MEU”

No 8º ano EF, a ação acabou indo ao encontro da campanha de reflexão e sensibilização promovida pelo Serviço de Orientação Educacional (SOE), que tem como inspiração a música “Seu Olhar”, de Arnaldo Antunes. A iniciativa ressalta a importância da socialização em tempos de pandemia, mesmo por meio de telas, incentivando os estudantes a abrirem a webcam, minutos antes das aulas, para conversarem entre si e com os professores, assim como em horários livres, marcando videoconferências para maior integração.

Veja um dos momentos da Campanha Seu Olhar Melhora o Meu