11.12.20

Alunos do Vieira participam de curso internacional sobre liderança inaciana

Edição virtual do Taller Arrupe, promovida pela Federação Latino-Americano dos Colégios Jesuítas, reúne representantes de nove países

Alunos do Vieira participam de curso internacional sobre liderança inaciana

Quatro alunos do Colégio Antônio Vieira participam, até o dia 15 de dezembro, da edição virtual do curso internacional Taller Arrupe, promovido pela Federação Latino-Americano dos Colégios Jesuítas (Flacsi). Baseado nos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus, o curso foi iniciado no dia 19 de outubro, visando a formação de líderes inacianos a partir do estímulo de competências espirituais, pessoais, transversais e estratégicas, sempre com olhar humanista. Dentre os 17 colégios jesuítas brasileiros, apenas o Vieira e o Anchieta, de Porto Alegre (RS), contam com representantes na edição 2020 que reúne 80 participantes da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Paraguai, Peru e Uruguai.

O curso geralmente é realizado em Bogotá, na Colômbia, mas, por conta da pandemia de Covid-19, foi adaptado para o modelo remoto. As atividades preveem rotina de oração pessoal, revisão do dia (diário), três horas de trabalhos semanais, reuniões com estudantes de outros colégios e nacionalidades, além de conferências com diversos palestrantes, tudo com acompanhamento individualizado pelo assessor responsável pelo grupo. No caso do Vieira, os alunos Grazielle Oliveira e Lucca Pereira, ambos da 1ª série do Ensino Médio, e Ivanice Gidi e Tiago Motta (da 2ª série EM), estão sendo assessorados pelo pastoralista Rafael Nascimento e pela auxiliar do Serviço de Orientação Educacional (SOE) do Vieira, Mariana Ruback, que é ex-aluna com experiência em edições anteriores do Arrupe.

Rafael Nascimento (Sorpa) e Mariana Ruback (SOE) prestam assistência aos alunos durante o curso

As qualidades diferenciadas dos líderes inacianos têm sido requisitadas pelas principais organizações em todo o mundo, fazendo com o que o curso Taller Arrupe seja referência para projetos pessoais, espirituais e, futuramente, profissionais dos estudantes. O nome do curso é uma homenagem ao padre Pedro Arrupe, SJ, “um jesuíta que muito contribuiu com a difusão da Espiritualidade Inaciana, com trabalho e esforço reconhecidos por toda Companhia de Jesus, inclusive pelo serviço humanístico de ajuda às vítimas da bomba de Hiroshima, no Japão”, conta o pastoralista Rafael Nascimento. 

Fotos: acervos pessoais e Secom CAV

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo