15.09.21

Alunos do Vieira ganham medalha de ouro na 13ª Olimpíada Brasileira de História

Na Bahia, apenas três equipes foram condecoradas com a honraria máxima da competição nacional

Alunos do Vieira ganham medalha de ouro na 13ª Olimpíada Brasileira de História

A Equipe Cogitare, integrada pelos jovens Giovanna Szadkowski, Luca Nappo e Beatriz Costa, todos alunos da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Antônio Vieira, foi condecorada com a medalha de ouro na edição 2021 da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). Estudantes de todo o País participaram da competição, sendo que, da Bahia, apenas três equipes foram agraciadas com a honraria máxima da competição (ouro) – de um total de 14 equipes premiadas no estado. Outras cinco equipes formadas por alunos do Vieira tiveram a participação reconhecida com honra ao mérito, recebendo a medalha de cristal. Um dos destaques da participação dos estudantes baianos que os levou à vitória foi a montagem de um painel sobre a importância do 2 de Julho no contexto da Independência do Brasil.

Na 13ª edição, a ONHB é promovida, nacionalmente, pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp/SP). A cerimônia de premiação deste ano foi realizada no último domingo (12/09) com transmissão pelo canal no Youtube. Este é o segundo ano em que o anúncio dos medalhistas é realizado de forma online devido à pandemia. No caso do Vieira, as cinco equipes que receberam a medalha de cristal são integradas pelos seguintes alunos:  Eloísa Schramm, Maria Flor Sampaio e Yasmin Souza (equipe Historiadoras Além do Tempo – 9º ano EF); Luiza Schriefer, Maria Eduarda Montenegro Fries e Maria Paula Gil (Pallas Athena – 1ª série EM); Grazielle Oliveira, Júlia Cardoso e Mariana Valença (Fridas D’arc – 2ª série EM); Júlia Piorsky Aires, Júlia Fonseca e Sophia Liz Bacelar (SEG(IIH)R – 2ª série EM) e João Meira Moreira, Luís Filipe Ribeiro e Matheus Schindler (Ce n’est pas une equipe – 3ª série EM).

Professor de História Thiago Palma (ao centro) orientou os trabalhos dos alunos vieirenses que participaram da 13ª ONHB

EDIÇÃO ESPECIAL

Este ano, o tema da competição foi o bicentenário da Independência Brasileira, a ser comemorado no ano que vem. Os trabalhos dos  estudantes serão disponibilizados em 2022 em formato on-line, como parte do material celebrativo. Realizada pelo Departamento de História da Unicamp, a ONHB com a participação de docentes, mestrandos e doutorandos de diversas universidades. Para participar, os interessados devem formar equipes compostas por um professor de História e três estudantes. Cada fase tem duração de uma semana cada. As respostas às questões de múltipla escolha e realização de tarefas podem ser elaboradas pelos participantes com base em debate com os colegas, pesquisa em livros, internet, orientação do professor, além de uma gama de documentos e referências oferecidas.

No caso do Vieira, os estudantes foram orientados pelo professor Thiago Palma (História) e pela professora Barbara Hurst (Redação). Eles também contaram com o apoio de quatro monitores: Isabele Velanes, Maria Fernanda Guedes, Pedro Gabriel Garcia e Yasmin Leal – todos ex-alunos do Vieira e que haviam participado da ONHB em 2019 e 2020. “Os alunos estão de parabéns e, graças ao empenho de todos os envolvidos, a cada ano, temos ampliado o nosso destaque na competição”, diz, satisfeito, o professor Thiago Palma. O desempenho dos estudantes e professor do Vieira na Olimpíada também foi destacada pela imprensa baiana.

Fotos: Acervos pessoais e Secom Vieira