01.08.16

Alunos do 8º ano EF apresentam seminários para a FIC 2016

Etapa faz parte do cronograma de preparação para o evento, que acontece em outubro

Alunos do 8º ano EF apresentam seminários para a FIC 2016

A 26ª edição da Feira de Informação e Cultura (FIC) acontecerá no dia 29 de outubro. No entanto, os alunos do 8º ano EF já estão envolvidos com diversas atividades desde a primeira unidade. Em 2016, o evento traz o tema “A arte em cada um de nós”. Dentro dessa perspectiva, nos dias 25 e 27 de julho, as turmas apresentaram seminários temáticos sobre diversas formas de manifestações artísticas.

A primeira ação de preparação para a FIC, que serviu como inspiração para os estudantes, envolveu a ida ao Cine Glauber Rocha, entre o final do mês de abril e o começo de maio, para a exibição do filme “O pequeno príncipe”. Na segunda unidade, as turmas desenvolveram a etapa de pesquisa sobre cada temática trabalhada. O seminário apresentado no final de julho serviu como um resultado de tudo que foi descoberto e trabalhado em sala.

Segundo Vânia Virgens, coordenadora pedagógica do 8º ano EF, a interdisciplinaridade é um diferencial importante proposto pela FIC. “É um projeto que dinamiza a escola, porque gera aprendizagens que despertam o interesse dos alunos no processo de produzir conhecimento, de gerar dúvidas, criar hipóteses, pesquisar e estabelecer relações”, destacou. Ela também destaca a formação que os professores têm realizado em torno do evento, que este ano contou com a presença da professora Sálua Chequer.

As apresentações dos seminários sobre as temáticas das turmas mobilizaram e serviram de motivação para os alunos. “Apesar da tensão que se cria por estarmos na frente de muita gente, o projeto nos dá a possibilidade de interagirmos mais com os colegas, algo que é muito positivo”, destacou a aluna Karen Sampaio. Para o estudante Guilherme Martins, o aprendizado para o seminário aconteceu de forma bastante lúdica. “Às vezes ficamos presos em conteúdos mais comuns da nossa série. A FIC é uma oportunidade de estudar outras dimensões, que também são importantes”, afirmou.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo