Alunos do 1º ano EF entrevistam autora do livro A Menina da Cabeça Quadrada
Caracterizados, repórteres mirins ainda revelaram muita criatividade ao recepcionar Emília Nuñez na aula on-line
Com cabecinhas quadradas (cada uma mais linda que a outra!), os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio Antônio Vieira esbanjaram muita criatividade para um momento especial esta semana: a entrevista coletiva com a escritora Emília Nuñez, autora do livro A Menina da Cabeça Quadrada, leitura recomendada no projeto pedagógico da série. Autora de 16 livros, 15 deles infantis, Emília revelou ter sido também um encontro muito especial para ela, que é ex-aluna do Vieira e filha de ex-aluno.
“Participar da entrevista coletiva feita pelas crianças que leram o livro foi motivo de grande alegria para mim. Como vieirense, sempre me sinto feliz e acolhida ao regressar à minha escola querida, mesmo que, dessa vez, tenha sido virtualmente”, disse a escritora, que estudou no Vieira de 1993 a 2003. Ela respondeu perguntas sobre inspiração para as obras, vocação, apoio familiar, entre outras, todas feitas pelos alunos, bem na linguagem infantil. A autora mostrou-se muito à vontade com os pequenos repórteres, destacando ainda “a participação ativa das famílias, além do entusiasmo e carinho das professoras”.

Para a professora Judith Pla Cid, regente de uma das turmas do 1º ano EF, entrevistar a escritora foi uma oportunidade especial para as crianças. “Um momento mágico e de muito encantamento, marcado por sorrisos, olhos brilhando e lembranças da querida autora Emília Nuñez, de quando ela começava a se aventurar nos caminhos da leitura e escrita, ainda aluna do Vieirinha”, contou a “Pró Judy”, como é, carinhosamente, chamada pelos alunos. Ela também se caracterizou, com cabeça quadrada, para recepcionar, na aula on-line, a entrevistada especial do dia.

O LIVRO
Ilustrado por Bruna Brasil, a obra A Menina da Cabeça Quadrada apresenta uma história envolvente que, ao mesmo tempo, promove uma reflexão, com muita ludicidade, sobre o uso excessivo de celulares e tablets, além de muitas horas em frente da TV. “Um livro para incentivar as crianças da era digital a descobrirem o prazer das brincadeiras tradicionais e para ajudar os pais na aventura de educar uma geração conectada”, como descreveu a editora Tibi Livros.
De acordo com a coordenadora pedagógica dos 1º e 2º anos EF do Vieira, a professora Adriana Novis, a entrevista com autora do livro marca a culminância de uma sequência didática que foi especialmente organizada, visando o desenvolvimento das habilidades específicas previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no campo da educação literária. “As crianças puderam ampliar o seu envolvimento em práticas diversificadas de letramento, despertando sentimentos, promovendo associações entre o mundo imaginário e situações que vivem no cotidiano, ampliando também a compreensão da realidade e estimulando ainda a criatividade, a imaginação e o conhecimento de mundo, como parte de um projeto que potencializa a formação de um leitor crítico e reflexivo, além de levar ao reconhecimento da ação transformadora da experiência com a literatura”, explicou.
Confira agora mais fotos desse momento tão especial em nossa galeria!
Fotos: acervos pessoais, Secop e SOE
Leia também
-
22.12.25
Vieira entra em recesso natalino. Atividades serão retomadas no dia 5. Confira mensagem de fim de ano letivo do diretor da Rede Jesuíta de Educação
Colégio baiano faz parte da RJE, integrada por 17 unidades educativas no Brasil
-
19.12.25
Estudantes e famílias do Vieira celebram conclusão do Ensino Médio com missa e solenidade
Eventos reuniram pela primeira vez as turmas dos turnos diurno e noturno
-
19.12.25
Comitê Étnico-racial do Vieira avança nos propósitos de uma educação antirracista
Formações entre integrantes ampliam repertório para assessoramento das atividades junto aos estudantes e demais integrantes da comunidade escolar
- 18.12.25 Pastoralistas e orientadores educacionais do Vieira participam do II Encontro de Educadores Católicos