Acolhida com brincadeiras e experiências “mão na massa” marcam primeira semana do Tempo Integral
Turno especial amplia oportunidade de aprendizagens qualificadas que valorizam a cultura da infância

O Colégio Antônio Vieira estreou agora, em 2023, seu projeto do Tempo Integral, oferecido este ano para os estudantes do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental (EF). Logo na primeira semana de atividades, a programação foi especialmente voltada para o acolhimento e incentivo ao entrosamento das crianças na adaptação ao turno especial, que amplia a oportunidade de aprendizagens qualificadas, valorizando a cultura da infância, como parte de um projeto integrado ao turno regular. Até mesmo o clima de Carnaval, que está tomando conta da cidade, permitiu momentos de diversão e estímulo à arte e novas descobertas, com as crianças produzindo suas próprias máscaras inspiradas na folia.
Intencionalidades pedagógicas à parte, as crianças gostaram muito dos momentos de brincadeiras e mão na massa, com atividades artísticas e de investigação científica, consideradas portas abertas para um aprendizado que se dá de forma divertida e natural. “Estou gostando de tudo e de poder brincar com minhas amigas”, conta Cecília, que prefere ser chamada de Cissa ou Céci, como enfatizou. O coleguinha Rodrigo conta que já fez três novos amiguinhos, com quem brincou no Espaço Criançando. “Gostei também da hora da alimentação e também de poder pintar bonecos”, diz.

DIVERSÃO
Contação de histórias, produção da massa de modelar, brincadeiras com bambolê, composição de um painel coletivo, momento gourmet com a receita de brigadeiro saudável e as construções no Steam Lab (laboratório de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática) são atividades que, além dos jogos educativos e esportes incluídos na programação, também favorecem o desenvolvimento corporal e a criatividade, o respeito ao outro e a valorização das diferenças. “Foi uma semana bem divertida que possibilitou o desenvolvimento das dimensões cognitiva, física e socioemocional das crianças”, ressalta a equipe pedagógica.
BRINCANDO E APRENDENDO
A Educação Bilíngue também está presente no Tempo Integral, a partir de atividades lúdicas, envolvendo diversas áreas do conhecimento, possibilitando uma abordagem leve e efetiva do conteúdo na língua mãe e na segunda língua, como explica a professora Fernanda Fachinetti.
“A interdisciplinaridade no turno integral é vivenciada nas atividades propostas, em diálogo com as diversas áreas do conhecimento. Numa proposta de codocência, a Educação Bílingue planeja as atividades em diálogo com as outras áreas de aprendizagem e, juntos, na mesma aula, mediam as atividades propostas, de forma interdisciplinar. Dessa maneira, o Inglês não é estudado como idioma, mas como uma ferramenta de investigação dos nossos projetos. Assim, conteúdo e linguagem vão sendo absorvidos de maneira natural e lúdica, respeitando o tempo e o despertar de cada criança”, explica a teacher.
A articuladora pedagógica do Vieirinha, a professora Eliana Fonseca, que está na coordenação do Vieira TOP, ressalta que “o Tempo Integral do Vieira buscou, na primeira semana, propiciar atividades lúdicas e interativas, com o objetivo de possibilitar momentos de socialização entre os alunos e os professores, além do reconhecimentos dos novos espaços de aprendizagem construídos para esse turno especial”.
Vamos ver mais momentos de como as crianças aproveitaram a primeira semana no Vieira TOP?
Fotos: Secom/CAV
Leia também
- 21.05.25 Osba apresenta trechos de óperas italianas em concerto no próximo domingo (25) no Santuário Nossa Senhora de Fátima
-
20.05.25
Equipes diretivas de colégios jesuítas do país participam de fórum em Salvador
Evento será realizado no Colégio Antônio Vieira, no Garcia, de 20 a 23 de maio
-
19.05.25
Avanti: grêmio estudantil do Vieira tem novos líderes
Processo eleitoral integra aprendizagem integral do colégio
-
19.05.25
Vieira reafirma ações em prol de educação antirracista em Encontro da Articulação Afro Brasil
Coordenador do Comitê para Educação Étnico-racial e articulador do Neims, Prof. Jacson Paim representou a instituição