Ações ligadas à sustentabilidade marcam calendário letivo do Vieira
A série de atividades, realizadas na reta final do primeiro semestre, foram voltadas para o despertar da consciência ambiental mobilizaram diferentes séries do Vieirinha.

O Projeto Ambiental do Colégio Antônio Vieira incentiva a valorização de ações educativas que investem na sensibilização da comunidade Vieirense. Ao longo do ano, diversas ações são realizadas nesse sentido, tendo o mês de junho como um marco importante, pois é quando celebra-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. Em 2018, algumas dessas atividades mobilizaram diversas séries do Vieirinha na reta final do primeiro semestre. Conheça algumas delas!
SEMANA DO MEIO AMBIENTE
A Semana do Meio Ambiente 2018 ocorreu entre os dias 5 e 8 de junho, envolvendo os alunos do 1° ao 7° ano EF. O projeto, desenvolvido pelo Núcleo Ambiental, ocorre há 5 anos e tem como objetivo conscientizar os estudantes a adotar ações no cotidiano que busquem a preservação ambiental. As turmas participaram de diversas ações como a coleta seletiva, jogos, exposições, aula de inglês sobre sustentabilidade, exibição de documentário e oficinas de reaproveitamento. “Preservar e agir para proteger as espécies é um compromisso de todos nós. Ter participado dessa ação no Vieira, que traz essa reflexão na sua grade curricular, foi muito importante, pois pudemos compartilhar o momento e a necessidade que temos de pensar no futuro”, afirmou o autor Eraldo Miranda, que discutiu o tema através do seu livro “Caiu no chão, virou bichão”, em um encontro realizado na Biblioteca Pe. Gino Raísa, SJ.
RODA DE CONVERSA SOBRE SUSTENTABILIDADE
O evento, realizado no dia 18/06, integrou o calendário de atividades do projeto “Criações Infantis”, desenvolvido com as turmas do 5º ano EF. O bate-papo foi com a ativista social, ex-aluna e mãe vieirense Camila Godinho, que falou com os pequenos estudantes sobre as mudanças climáticas, as consequências da poluição, o mundo do superconsumo e deu dicas de economia. “Precisamos mudar os hábitos, e isso é fato. As crianças, além de serem excelentes para absorverinformações, são excelentes fiscais. Então, elas estarão ali cobrando arduamente dos pais para que eles também tenham essa mudança de comportamento”, destacou Camila. Segundo o aluno Mário Ferreira, a roda de conversa mudou a sua forma de entender o tema. “Achei muito legal e importante falar sobre o desperdício e as causas que isso traz para o mundo. O correto a se pensar é reciclar é separar os lixos”, destacou ele.
PROJETO VAMOS JOGAR
As turmas do 5º ano EF também construíram jogos matemáticos com materiais reutilizáveis, a fim de reforçar os conteúdos ministrados em sala. O projeto “Vamos Jogar” fez com que eles percebessem que com objetos simples e criatividade é possível proporcionar momentos de muita diversão e aprendizagem. A exibição desses jogos foi realizada no Pátio Aquarela, no dia 15/05. “Foivisívelo desenvolvimento dos alunos. Alguns deles passaram a ter mais apropriação e segurança com os assuntos trabalhados a partir dessa atividade lúdica e voltada para a consciência ambiental.Os estudantesforamprotagonistas de todo o processo”, destacou aprofessora de matemática da série,HalimeBrandão.
Leia também
-
08.05.25
Habemus Papam! Igreja tem um novo sucessor de Pedro
O Conclave elegeu o cardeal Robert Prevost como o 267º Bispo de Roma. O anúncio à multidão foi dado pelo cardeal protodiácono Dominique Mamberti.
-
07.05.25
'Com Maria, peregrinar na esperança' é tema da Festa de Nossa Senhora de Fátima
Ponto alto das celebrações será no dia 13 com missa festiva no Santuário
-
05.05.25
Em programação especial, mães vieirenses são homenageadas no Santuário Nossa Senhora de Fátima
Missa, com participação do coral infantil, além de atividades organizadas pela APM, marcaram manhã festiva
-
02.05.25
Educação jesuíta em um mundo com Inteligência Artificial. Confira princípios adotados em rede
Coordenadora de informática da TI Corporativa da Província dos Jesuítas do Brasil aborda o tema