Mostra “Um nome, um cidadão, uma história” marca culminância de projeto interdisciplinar
Evento contou com a presença de convidados muito especiais: as famílias dos estudantes
Quer coisa mais motivadora de que ter o papai, a mamãe, vovó e vovô conferindo todas as aprendizagens conquistadas na escola? Mais: poder conversar com eles sobre personalidades que também são bem especiais para a nossa cidade e para o mundo!
Depois de pesquisas e produções artísticas que consolidaram as aprendizagens conquistadas na primeira unidade, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental (EF) do Colégio Antônio Vieira fizeram uma mostra artística para expor os novos conhecimentos às famílias. A mostra “Um nome, um cidadão, uma história” marcou, nos últimos dias 6 e 7, a culminância do projeto interdisciplinar da série.

Durante a primeira unidade, as crianças pesquisaram sobre personalidades, como Albert Einstein, Daniel Munduruku, Carlinhos Brown, Irmã Dulce e Maria Quitéria. “Elas aprenderam, de forma lúdica, sobre os exemplos, as motivações, as descobertas e histórias de vida de pessoas que marcaram (e ainda marcam) a história do mundo, dos povos indígenas, da nossa cidade, dos afrodescendentes, da comunidade católica, entre outras referências”, explica a professora Adriana Novis, coordenadora pedagógica da série.

CONHECIMENTOS E HABILIDADES
“A mostra traz os novos conhecimentos construídos, revelando também habilidades e competências que foram trabalhadas com as crianças, como oralidade, expressão artística, trabalho em equipe, respeito à diversidade de ideias, entre outras, sempre com muita ludicidade, atendendo ao previsto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ao Projeto Político-Pedagógico da nossa escola”, frisou a Profa. Adriana Novis.
O resultado foram carinhas felizes de crianças e familiares, em meio ao momento de socialização das experiências vividas e as aprendizagens construídas. O evento foi realizado no Espaço de Convivência (corredor do 2º ano EF). Veja o vídeo!
Veja agora mais fotos em nossa galeria!
Fotos e vídeo: Secom/CAV.
Leia também
-
13.11.25
Colônia de Férias do Vieira já está com inscrições abertas. Vagas limitadas!
Interessados devem fazer logo a reserva de acordo com a faixa etária dos estudantes
-
12.11.25
Aula de campo no Museu Náutico amplia aprendizagens sobre Grandes Navegações
Atividade integrou conjunto de metodologias ativas adotadas pelo Departamento de História do Vieira
-
12.11.25
Enfim EM – Estudantes do 9º ano do Vieira já vivem expectativas para nova etapa escolar em 2026
Evento com apresentações da proposta pedagógica, atividades divertidas e brinde especial marcou rito de passagem para Ensino Médio
-
11.11.25
Vieira Awards premia mais de 300 estudantes por desempenho em Olimpíadas do Conhecimento
Segunda edição da premiação acadêmica homenageou também 45 professores que atuaram como articuladores