Ex-aluno do Vieira é nomeado diretor artístico do Museu Afro Brasil, em São Paulo
Antropólogo, curador, crítico e pesquisador, Hélio Menezes assume o cargo na instituição que completa 20 anos em outubro

O Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, instituição da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, tem um novo diretor artístico. O antropólogo, curador, crítico e pesquisador Hélio Menezes (foto acima), que é ex-aluno do Colégio Antônio Vieira, em Salvador, assume o cargo no conceituado museu, que completa 20 anos em outubro. Hélio Menezes ganhou notoriedade pelo trabalho realizado durante a 35ª Bienal, realizada no Centro Cultural São Paulo, em 2023.
Nascido na capital baiana, Menezes tem um currículo extenso. Após ter concluído os estudos no Vieira, graduou-se em relações internacionais e em ciências sociais pela Universidade de São Paulo (USP). É mestre em antropologia social pela mesma instituição, além de ter estudado em uma universidade em Princeton, nos Estados Unidos.
O novo diretor do museu destacou, em um comunicado à imprensa, que tem o objetivo de trazer um olhar contemporâneo para a programação e ao acervo da instituição. Ele destacou também que buscará promover maior cobertura dos canais de comunicação com a sociedade, em especial aos artistas, pesquisadores, educadores e intelectuais afro-brasileiros, da África e suas diásporas.

O MUSEU
Situado no Pavilhão Padre Manoel da Nóbrega, no Parque Ibirapuera, o Museu Afro Brasil possui mais de oito mil obras em um espaço de 12 mil metros quadrados. A instituição busca destacar a inventividade e a ousadia de artistas brasileiros e internacionais desde o século 18 até a contemporaneidade, explorando temas como religião, trabalho, arte e escravidão, registrando a influência africana na construção da sociedade brasileira. O museu foi batizado com o nome do escultor Emanoel Araujo, baiano e que também já foi diretor de museu (de Arte da Bahia) e curador do próprio Museu Afro Brasil, tendo falecido em 2022.
Com informações do site Alma Preta.
Fotos: divulgação, Vida Sem Paredes e Roberta Navas.
Leia também
-
21.10.25
Bailinho dos Profs celebra papel dos professores para avanços da missão educativa do Vieira
Evento coroou série de homenagens à equipe docente do colégio
-
20.10.25
Colaboradores do Vieira vestem rosa e alertam comunidade para atenção ao câncer de mama
Ação marca série de atividades voltadas para a conscientização sobre os cuidados necessários
-
20.10.25
Crianças pedem e casa fica! Casa do Brincar passa a compor espaço de aprendizagens do Vieirinha
Equipamento foi inicialmente instalado para a Semana da Criança
-
17.10.25
Enem para além dos modelos e módulos. Saiba como o Vieira prepara jovens em seus projetos de vida
Confira a íntegra da matéria publicada na revista VIEIRA+