Sevic tem formação sobre Política Interna de Proteção aos Direitos da Criança e do Adolescente
Oficialmente instituída em 2020, a Política Interna de Proteção aos Direitos da Criança e Adolescente do Colégio Antônio Vieira foi novamente destacada em formação para os colaboradores do Serviço de Vida Comunitária (Sevic) da instituição, realizada em junho. Em constante apoio à equipe pedagógica, os integrantes do Sevic estão entre os que mais lidam diretamente com os estudantes na rotina escolar.
“A formação continuada tem por objetivo abrir um espaço de escuta e diálogo para abordar a temática, bem como atualizar as orientações da nossa Política Interna, fortalecendo o entendimento e as atitudes que expressem a cultura do cuidado entre as pessoas que compõem a comunidade educativa”, explicou a coordenadora da Comissão Permanente do Cuidado do Vieira (CPC), a orientadora educacional Mara Raquel Valverde. A comissão foi quem promoveu a formação, juntamente com o Setor de Gestão de Pessoas (GP), as coordenações do Sevic e o coordenador-geral do Vieirinha, professor Renato Barros.
No evento, realizado em duas etapas (palestra e roda de conversa), a CPC, representada pela advogada Renata Quadros, abordou artigos preconizados no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), outras leis e regimentos dos órgãos de proteção. Em um segundo momento, todos os integrantes da Comissão apresentaram referências teóricas no campo da Psicologia, da Pedagogia, da Comunicação e da vida comunitária.

PERCEPÇÃO AMPLIADA
“Na oportunidade, foram esclarecidas dúvidas e reafirmadas as orientações aos colaboradores quanto à importância do exercício da escuta ativa, da percepção aguçada e da conduta empática e profissional frente a possíveis contextos de desrespeito aos direitos das crianças e dos adolescentes que, eventualmente, possam chegar ao conhecimento dos colaboradores do colégio”, conta Mara Raquel. Além dela, integram a Comissão Permanente do Cuidado os colaboradores Ednilson Ferreira, o “Bigu”, que é gestor do Sevic; Aidil Brites, gestora do Setor de Comunicação e Marketing (Secom); o professor Marcus Pimentel, representando a equipe docente; e, a advogada Renata Quadros, que presta consultoria jurídica ao Vieira.

“Foi muito rico esse momento porque, à medida que as dúvidas iam surgindo, íamos ampliando a percepção de cada profissional quanto ao entendimento e os encaminhamentos em situações que fortalecem a conduta de respeito e de proteção aos direitos das crianças e dos adolescentes”, avaliou Mara Raquel. Ela antecipa que a formação para fins de atualização sobre a Política Interna de Proteção aos Direitos da Criança e do Adolescente deve ser estendida para trabalhadores de outros setores do colégio no segundo semestre.

Fotos: Secom/CAV.
Leia também
-
19.12.25
Estudantes e famílias do Vieira celebram conclusão do Ensino Médio com missa e solenidade
Eventos reuniram pela primeira vez as turmas dos turnos diurno e noturno
-
19.12.25
Comitê Étnico-racial do Vieira avança nos propósitos de uma educação antirracista
Formações entre integrantes ampliam repertório para assessoramento das atividades junto aos estudantes e demais integrantes da comunidade escolar
- 18.12.25 Pastoralistas e orientadores educacionais do Vieira participam do II Encontro de Educadores Católicos
-
17.12.25
Vieira entrega materiais escolares à Escola João Paulo II, de Feira de Santana
Donativos foram arrecadados com mobilização de estudantes e famílias da comunidade do colégio em Salvador