“Mês Mariano” mobiliza comunidade educativa do Vieira
A diversificada programação envolveu eventos no Vieirinha e no Santuário Nossa Senhora de Fátima.
“Maria, mulher e leiga, sal da terra e luz do mundo”. Esse foi o tema que conduziu toda programação do “Mês Mariano” no Santuário Nossa Senhora de Fátima e no Colégio Antônio Vieira, em maio deste ano. As comemorações, que mobilizaram toda comunidade educativa, tiveram início no dia 07/05, com a Romaria das turmas do Vieirinha, e foram finalizadas no dia 06/06, com a coroação a Nossa Senhora.
O reitor do Santuário Nossa Senhor de Fátima, Pe. Eduardo Henriques, SJ, ressalta que a devoção à Maria nos fortalece diante dos desafios do mundo atual. “Cada guerra, cada conflito, cada exemplo contrário ao reino de Deus é uma prova que não estamos em sintonia com Ele. Essa sintonia com Deus pode ser adquirida de várias maneiras, principalmente com a oração. Por isso a mensagem de Nossa Senhora, em Fátima, que faz 101 anos, continua sendo muito atual”, ressaltou ele.
Entre os dias 07 e 11/05, familiares dos alunos do 1º ao 5º ano EF participaram da Romaria (clique aqui para ver as fotos), um momento de oração, de reflexão sobre o amor ao próximo e de homenagens às mães vieirenses e à mãe de Deus. “Rezamos com as famílias. As mães abençoaram os filhos e os filhos abençoaram as mães, fortalecendo assim os laços familiares”, destacou o coordenador do Setor de Orientação Religiosa e Pastoral (SORPA), prof. João Ramiro.
Após um tríduo realizado no Santuário, o dia 13 de maio, data da festa de Nossa Senhora de Fátima, representa o ponto alto do “Mês Mariano” para a comunidade educativa do Vieira. Segundo o pai vieirense Ademar Silveira, a programação realizada pelo Vieira fortalece os laços das famílias com a instituição “É muito importante que a criança cresça com essa vivência de fé, respeitando o próximo e viver em comunhão com a família”, afirmou ele.
Coroação
A celebração do “Mês Mariano” foi encerrada com a coroação, ocorrida no Santuário Nossa Senhora de Fátima e no Vieirinha. A dramatização dos alunos emocionou os familiares presentes. “É muito importante esse momento, pois vemos a escola dando continuidade ao que pregamos em casa. É perfeito ver a minha filha interagindo com outras crianças. Pude estar presente, rezando e cantando músicas religiosas de hoje e da minha época. Me sinto cada dia mais satisfeita dela estudar aqui”, destacou emocionada a mãe vieirense, Sueli Braga.
Leia também
-
29.04.26
Contação de história com temática envolvendo datas especiais marca mês de abril no Vieirinha
Dia dos Povos Indígenas e Dia do Livro Infantil inspiraram ações da Biblioteca e da equipe da Educação Infantil
-
28.04.26
O cuidado nos conecta: Rede Jesuíta de Educação lança campanha sobre ações sociais da instituição
Ação foi lançada este mês, na último dia 24, abrangendo as 18 unidades educativas da RJE no Brasil, entre elas, o Colégio Antônio Vieira
-
26.04.26
Vieira lamenta morte do Pe. Domingos Mianulli, SJ
Ex-diretor do Vieira faleceu na madrugada deste domingo, em Fortaleza-CE
-
24.04.26
Ex-aluno do Vieira, José Enrique Barreiro faz apresentação única em Salvador
Monólogo ‘O rio tem sede de sal’ será apresentado no dia 8 de maio na Casa Rosa, no Rio Vermelho