Material do Retiro Quaresmal 2020 está disponível para download
Em 2020, a CF convida, por meio de seu texto-base, a olhar de modo mais atento e detalhado para a vida.
Quaresma é tempo de preparação para a Páscoa. Seu itinerário fundamental, para todo cristão, é o da conversão do coração e da solidariedade para com o próximo. A oração é o melhor meio para orientar cada um de nós a viver sua vocação fundamental à santidade.
Segundo padre Luís Renato Carvalho de Oliveira, no Retiro Quaresmal,“busca-se fazer uma experiência da presença amorosa de Deus na vida cotidiana, experimentar como toda ela está habitada, envolvida e dinamizada pelo amor de Deus. Dessa experiência, deverá brotar em nós, como resposta ao amor de Deus, o desejo e a prática de um relacionamento pessoal e amoroso com Ele em todos os momentos e situações de nossa vida”.
Ele também ressalta que as pessoas que conduzem com empenho a experiência têm notado crescimento em sua vida de fé, de oração, na convivência familiar e comunitária, no trabalho pastoral-evangelizador e no desejo de aprofundar sempre mais sua intimidade com Deus.
A Campanha da Fraternidade é o modo com o qual a Igreja no Brasil vivencia a Quaresma. Há mais de cinco décadas, ela anuncia a importância de não se separar conversão e serviço à sociedade e ao planeta. A cada ano, um tema é destacado, assim, a Campanha da Fraternidade já refletiu sobre realidades muito próximas dos brasileiros: família, políticas públicas, saúde, trabalho, educação, moradia e violência, entre outros enfoques.
Em 2020, a CF convida, por meio de seu texto-base, a olhar de modo mais atento e detalhado para a vida. Com o tema“Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso”e lema“Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”(Lc 10,33-34), busca conscientizar, à luz da palavra de Deus, para o sentido da vida como dom e compromisso que se traduzem em relações de mútuo cuidado entre as pessoas, na família, na comunidade, na sociedade e no planeta, casa comum.
Elementos básicos para cada pessoa fazer o Retiro Quaresmal 2020 são:
- Dedicar30 minutos àoraçãopessoaldiária ereveressa oração durante alguns minutos.
- Participar de umencontro semanalpara partilha da oração, orientações e entrega do material da próxima semana.
Clique abaixo e faça o download dos materiais do Retiro Quaresmal 2020:
Leia também
-
10.03.26
'De Volta à Infância' é tema da primeira edição do Dia de Descontração do Terceirão do Vieira
Momento, marcado pela ludicidade e fantasia, faz parte das ações do colégio voltadas para o cuidado com a saúde emocional dos estudantes
-
09.03.26
Vieira dá início à peregrinação do Ícone de Jesus Mestre da Esperança nos 80 anos da Anec
Imagem em tela vai percorrer instituições educativas católicas nos próximos meses
-
08.03.26
DIA DA MULHER - Aprendendo com elas sempre!
Homenagem do Colégio Antônio Vieira à data especial
-
07.03.26
Cuidado e autocuidado em prol da saúde no ambiente escolar é tema de palestra no Dia Anec Bahia
Evento, sediado no Colégio Antônio Vieira, é promovido pelo Conselho Estadual da Associação Nacional da Educação Católica e Anec Nacional