Estudantes do Vieira participam de Dia de Formação e ações de voluntariado
Atividades integram o projeto de uma educação implicada com os demais e a Casa Comum

Formar cidadãos que, para além da excelência cognitiva, sejam competentes, conscientes, criativos, compassivos e comprometidos. A missão de formação integral do Colégio Antônio Vieira, a partir de valores inacianos e cristãos, é um dos traços evidentes quando os estudantes da instituição participam, partilhando vivências e exemplos, dos dias de reflexão e espiritualidade promovidos pelo Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral (Sorpa). O protagonismo dos jovens nas ações dos núcleos estudantis e de Voluntariado também é outra marca do propósito de educar pessoas implicadas com o cuidado com o outro e com o planeta, a nossa Casa Comum.
Para as crianças menores, o Sorpa, em parceria com o Serviço de Orientação Educacional (SOE) e equipe pedagógica, promove os dias de formação, com muita ludicidade, nas capelas e demais espaços de aprendizagem do Vieira. Já para os alunos do Vieirão, as atividades são realizadas também em espaços externos, como o Sítio Loyola e a Casa de Retiro São José.

VOLUNTARIADO
Defensores da adoção dos 3Rs (reduzir, reusar e reciclar) e após uma roda de conversa sobre os impactos da indústria têxtil no cotidiano, um grupo de 12 estudantes, que integram o Núcleo Ambiental do Vieira (NAV) e o Voluntariado, participou, no início deste mês, de mais uma ação social que exemplifica a formação diferenciada do colégio. Os alunos entregaram donativos (roupas usadas e acessórios em bom estado) para o 2º Bazar Solidário da Associação Clara Amizade, instituição que presta assistência para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.
Acompanhado pelo pastoralista Carlinhos Bernas, os jovens conheceram de perto o trabalho realizado pela Associação, sediada no bairro de Piatã. Os estudantes foram recepcionados pelo mobilizador de recursos da Clara Amizade, Eduardo Batista, que apresentou parte da história da Associação e como funcionam as atividades nos centros comunitários. A turma também conferiu atividades do curso profissionalizante de cabeleireiro.

“A ideia dessa ação partiu dos próprios alunos em nossas discussões sobre os impactos da indústria têxtil no meio ambiente e também sobre o que a gente poderia fazer para ampliar a vida útil das roupas e, ao mesmo tempo, fazer uma ação social, em uma proposta em que se avalia o que a gente pode fazer não só pelos outros, mas por nós mesmos, pois são muitos aprendizados envolvidos”, contam os estudantes João Neto, coordenador do Voluntariado, além de Mariana Lima e Marylia Souza, coordenadoras do NAV. Eles participaram da visita à Associação Clara Amizade.
Com informações da Associação Clara Amizade.
Fotos: Sorpa/CAV.
Leia também
- 14.07.25 Vieira sedia esta semana primeira edição presencial do Simpósio de Espiritualidade Inaciana. Últimas vagas!
-
11.07.25
Diversão e aprendizagens marcam primeira Colônia de Férias do Vieira no Sítio Loyola
Edição inaugural foi desenvolvida durante três dias do recesso após primeiro semestre letivo
-
10.07.25
Alunos do Vieira vão doar tampinhas plásticas para reciclagem e castração de animais de rua
Ação, lançada no colégio neste início de segundo semestre letivo, estimula reciclagem e cuidado com animais de rua
-
10.07.25
Sarau da Avla com colaboradores marca interação entre equipe do Vieira e estudantes
Momento é recordado na volta às aulas em meio à receptividade aos alunos após recesso junino