Equipe do Ensino Médio orienta estudantes sobre Itinerário de Ampliação do Conhecimento
Vieira já oferece opções, de forma eletiva, para que jovens possam expandir horizontes de aprendizagem de acordo com área de interesse

Uma oportunidade de ampliar o conhecimento com itinerários formativos pautados nos interesses dos jovens do século 21. No Colégio Antônio Vieira, os estudantes do Ensino Médio (EM) já podem avançar na aprendizagem, inclusive com disciplinas hoje apenas oferecidas no Ensino Superior. Para tanto, o Vieira firmou até uma parceria com uma universidade: a Unisinos, instituição jesuíta instalada no Rio Grande do Sul (RS) e que é avaliada pelo Ministério da Educação (MEC) com conceito máximo para cursos a distância. As trilhas temáticas oferecidas pela Unisinos são apenas uma das opções do Itinerário Ampliação do Conhecimento que foram apresentadas esta semana para os estudantes da 1ª, 2ª e 3ª séries EM, orientando-os para que pudessem fazer escolhas, conforme o interesse. As coordenadoras pedagógicas e orientadoras educacionais conduziram os trabalhos, estimulando os jovens a aproveitar a oportunidade para esclarecer eventuais dúvidas.

As apresentações, no Salão Anísio Teixeira, foram realizadas em momentos diferentes, do dia 22 a 24 de março, abrangendo todas as turmas das três séries do Ensino Médio. Por videoconferência exibida em telão, os professores da Unisinos falaram sobre as três trilhas temáticas oferecidas e já disponíveis para que os estudantes possam cursar a distância, dentro dos pacotes Lab Tools e TEC Experience. São elas: Ciência e Tecnologia como vetores para saúde e bem-estar; Pensamento projetual e criativo para cidades sustentáveis; e, Interculturality and global citizenship (interculturalidade e cidadania global), disciplina que é oferecida totalmente em inglês, ampliando também a aprendizagem bilíngue do estudante. A equipe da Unisinos que atua nas trilhas, integrada por cinco professores, explicou a importância das disciplinas para as profissões do século 21, assim como as rotinas de aulas, projetos e avaliações, convidando os estudantes a expandir o currículo do EM.
MAKER E ESPANHOL
Os monitores do programa especial de oficinas Maker voltadas para o Ensino Médio exibiram projetos desenvolvidos com base na “cultura mão na massa” atrelados às áreas de interesse dos estudantes em relação às questões que hoje são discutidas mundialmente, a exemplo da sustentabilidade. “Para tanto, podem ser usadas ferramentas como impressoras 3D, cortadoras a laser e equipamentos de eletrônica”, exemplificou a professora Augustinéa Cortial, coordenadora das atividades, lembrando que as oficinas já são oferecidas no Ensino Fundamental (EF), mas com outro perfil: “Agora, os projetos ganham um caráter mais relacionado às profissões”. Outra opção que os alunos também podem escolher é cursar Espanhol, ampliando os conhecimentos em Língua Estrangeira. O professor Cláudio Muzzio, que é argentino, explicou as vantagens da fluência na língua.

ALUNOS APROVAM
“Além dos conteúdos em si, o mais interessante é a liberdade que é dada ao estudante para que ele possa escolher ampliar o conhecimento pelo o que ele mais se interessa de fato, evitando que seja algo distante do que ele pensa para o futuro”, declarou o estudante Luan Paulo Sérgio Vasconcelos, que se interessou mais pelas Oficinas Maker. Ele planeja fazer Arquitetura ou Psicologia na faculdade. Já a colega Beatriz Leão, que já é engajada nos núcleos de protagonismo juvenil do Vieira, acredita que aprender mais uma língua, no caso Espanhol, é também muito importante para consolidar projetos em qualquer profissão que se escolha.

NÚCLEOS ESTUDANTIS E ONU COLEGIAL
Diante dos potencial formativo que os Núcleos de Protagonismo Juvenil do Vieira agregam ao currículo, assim como o projeto de simulação de conferências das Nações Unidas (ONU Colegial), as atividades agora da Academia Vieirense de Literatura e Artes (Avla) e dos núcleos Ambiental (NAV), de Estudos sobre Minorias Sociais (Neims) e de Incentivo ao Conhecimento (Naic), além da ONU e Voluntariado, podem ser aproveitadas como crédito, como explicou Mariana Ruback, integrante do Serviço de Orientação Educacional (SOE) que atua nas relações com as lideranças estudantis e membros dos núcleos.

As coordenadoras pedagógicas das séries e também as orientadoras educacionais enfatizaram a importância da ampliação da aprendizagem pelos estudantes. Os jovens alunos ainda receberam folders e acesso com QR-Code para acesso aos detalhes sobre carga horária e ementa de cada disciplina oferecida no itinerário, entre outras informações. As diretoras geral e acadêmica do colégio, respectivamente professoras Mariângela Risério e Ana Paula Marques prestigiaram as apresentações para os primeiros grupos.
Clique na imagem abaixo para conferir o folder do itinerário
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