Abertura oficial da causa de beatificação do Padre Arrupe
Saiba mais sobre a vida do jesuíta que foi Superior Geral da Companhia de Jesus por mais de 30 anos

Nesta terça-feira (05/02) foirealizada a sessão de abertura para o início do inquérito diocesano sobre a vida, as virtudes heróicas e a fama de santidade do Servo de Deus,Pedro Arrupe Gondra, jesuíta, Superior-Geral da Companhia de Jesus. A cerimônia aconteceu na Sala da Conciliação constituída para o Tribunal no Palácio Apostólico Lateranense. Contoucom a presença do postulador padrePascual Cebollada, jesuíta e o rito será presidido pelo cardeal vigário Angelo De Donatis. Estiverampresentes o Delegado Episcopal Dom Slawomir Oder; o Promotor de JustiçaDom Giuseppe D’Alonzo; o notárioMarcello Terramani eo notário adjuntoFrancesco Allegrini.
Missionário no Japão
Pe. Arrupe nasceu em Bilbao, na Espanha em 14 de novembro de 1907. Estudava Medicina em Madri, quando amadureceu a decisão de se tornar jesuíta. Entrou para o noviciado em 1927 e no final da formação foi enviado ao Japão como missionário. Tornou-se mestre dos novícios e estava em Hiroshima quando foi lançada a bomba atômica sobre a cidade, no dia 6 de agosto de 1945. Para ajudar a população transformou o noviciado em um hospital de campo, e graças à sua formação médica ajudou muitos feridos. Essa experiência marcou-o profundamente.
Dedicação aos últimos
Em 1965 foi eleito Superior Geral da Companhia de Jesus, acompanhando a ordem dos jesuítas rumo à grande transformação que representa o Concílio Vaticano II: o grande esforço de renovação que a Igreja enfrenta se reflete também na vida e nas obras dos jesuítas, que se perguntam o que o Senhor espera deles naquele momento de tantas mudanças.
A questão sempre presente no seu coração foi a atenção aos últimos: foi sob a sua direção que a Companhia reinterpreta a sua missão como serviço da fé e promoção da justiça. De maneira particular, Padre Arrupe dedica-se aos refugiados, pedindo para toda a Companhia que responda a esse desafio. Foi graças a ele que hoje o JRS (Jesuit Refugees Service) é ativo em muitas regiões do mundo, entre as quais a Itália através do Centro Astalli.
No verão de 1981 Padre Arrupe sofreu um enfarte que o deixou paralisado e mudo. Deixou seu encargo, e faleceu em 1991, vivendo todo este tempo da doença rezando pela Companhia que tinha guiado por mais de trinta anos.
Fonte: Vatican News
Leia também
-
17.09.25
Projeto Virada Ecológica convida comunidade escolar a agir em prol da Casa Comum
Ação pedagógica interdisciplinar do Vieira é desenvolvida com estudantes do 7º ano EF
-
17.09.25
Vieira e MP promovem palestras para estudantes em ação preventiva contra bullying e cyberbullying
Tema foi abordado para, aproximadamente, 600 jovens alunos das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio. Em outubro, será vez das turmas do 8º e 9º anos
-
16.09.25
Ex-aluno do Vieira, pesquisador baiano Cássio Meira é empossado na Academia Brasileira de Ciências
Na solenidade, no último dia 11 em Recife, o cientista lembrou dos tempos de colégio, quando despertou o interesse pela área
-
16.09.25
Expociência do Vieirinha é aberta à visitação a partir desta quinta e segue até dia 25. Veja o dia por série!
Mostra de experimentos e projetos do Colégio Antônio Vieira desperta estudantes desde cedo para a pesquisa científica