Inovação e Formação Docente
A experiência do Vieira para ampliar o diálogo entre a Pedagogia Inaciana e importantes temáticas do contemporâneo

Por José Teixeira Neto (Zelão)*
Compreendemos formação como processos mobilizadores que provocam nossos repertórios de vida, de interações sociais, de saberes e conhecimento plasmados durante nossas itinerâncias pessoais e profissionais. Antes de tudo, docentes são seres existindo, cidadãos e cidadãs atuando no social, em suas famílias, em seus grupos de convivência, portanto com conhecimentos que vão muito mais além de habilitação e regulação disciplinares, de certificação para atuar como professor(a) de uma determinada disciplina. Sua qualificação passa por competências e habilidades que demonstram um universo mais amplo
e complexo do que transmissor de conhecimentos.
Nessa perspectiva, o Colégio Antônio Vieira tem promovido formação continuada de suas equipes pedagógicas nos diferentes segmentos formativos, concebendo-as não só como ensinantes, mas como aprendentes; docentes sensibilizados para as múltiplas inteligências nos âmbitos cognitivo e emocional. Educadores(as) problematizadores(as) reflexivos e autores de suas práticas, trazendo o que já consideram ações inovadoras para diálogos com outras novas metodologias em novas configurações de espaço/tempo escolares, onde insurgem protagonismos de novas infâncias e juventudes.
Nos últimos anos, nossas equipes interagiram com temas formativos, estabelecendo diálogos profundos entre a Pedagogia Inaciana e o contemporâneo. Discutimos sobre currículo, avaliação, interdisciplinaridade, formação integral, inovação em educação, infâncias e juventudes contemporâneas, metodologias ativas, participativas em contexto híbrido, multimodal, pervasivo e ubíquo, gameficação, entre outros. No ano de 2018, a formação docente foi realizada com a chancela da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), que pertence à Rede Jesuíta de Educação, e teve como foco as metodologias ativas.
Seguiremos interagindo com temas que ampliarão e alterarão nossos repertórios e práticas para a formação integral. Inovação está implicada com a formação docente, possibilitando outros tantos novos olhares para pautas e práticas formativas que promovam emancipacionismo.
*José Teixeira Neto é doutor em Educação, historiador e articulador pedagógico do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio do Colégio Antônio Vieira
Leia também
-
03.09.25
Vieira recebe visita de alunos do Colégio São Luís, também referência em educação em São Paulo
Estudantes das duas instituições, que fazem parte da Rede Jesuíta de Educação, conversaram sobre ações de protagonismo juvenil
-
02.09.25
'3ª série em Ação' e 'Dia de Descontração' marcam vivências de estudantes do Vieira em ano de conclusão do Ensino Médio
Eventos tornaram o mês de agosto ainda mais especial construindo memórias afetivas para os alunos do Terceirão
-
02.09.25
Vieira é medalhista na Olimpíada Nacional de História do Brasil realizada em São Paulo
Duas equipes de estudantes do colégio conquistaram as medalhas de bronze e cristal na final da competição na Unicamp
-
01.09.25
COLÉGIO ANTÔNIO VIEIRA: melhor escola privada na Olimpíada Brasileira de Robótica
Estudantes da oficina RobotiCAV conquistaram a premiação de destaque nas competições da etapa regional da OBR