Comissão inicia discussões sobre Plano de Educação para a Província
Órgão especial visa ampliar a articulação das ações entre as três redes de ensino jesuíta no Brasil
A Comissão de Educação da Província dos Jesuítas no Brasil realiza, nos dias 11 e 12 de dezembro, a terceira reunião do ano para a discussão de ações envolvendo as obras educacionais das três redes de ensino da Companhia de Jesus no País. São elas: a de Educação Básica, abrangendo 17 colégios que compõem a Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE); a de Educação Superior, reunindo seis universidades e faculdades; e a de Educação Popular, por meio de iniciativas, como a Fundação Fé e Alegria (FyA).
De acordo com o secretário para a Educação da Província, padre Sérgio Mariucci, SJ, que coordena os trabalhos da Comissão, entre as competências estabelecidas, em estatuto, para o órgão está a articulação em torno da construção de um Plano de Educação para a Província, cujos trabalhos começam a ser intensificados a partir da reunião do próximo mês. “Fortalecer a cultura de rede entre as áreas no campo apostólico educacional, servindo ao Governo da Província, com estudos, relatórios e pareceres como elementos em processos de discernimento e deliberações, também está entre as atribuições previstas”, destaca o jesuíta.
Primeiros passos
“Trata-se de um órgão auxiliar na gestão do Provincial, conduzido pelo padre Mieczyslaw Smyda, SJ, que dispõe dessa comissão e da nossa Secretaria para auxiliá-lo na condução apostólica das obras educacionais”, resume o secretário. A alta representatividade da educação no conjunto de ações jesuítas no Brasil já revela, de fato, a importância do órgão: as obras educacionais, conforme assinala o Pe. Sérgio Mariucci, SJ, respondem por 97% do orçamento da Província, contando com cerca de 70 jesuítas, além de milhares de professores e colaboradores em geral, trabalhando para oferecer uma educação de qualidade diferenciada para cerca de 70 mil alunos no Brasil. “São números que, por si só, mostram a grande responsabilidade dos integrantes da Comissão”, frisa.
A Comissão, que deu início às atividades em 2020, conta, além do Pe. Sérgio Mariucci, SJ, com mais seis membros, sendo dois de cada rede: o presidente da Rede Jesuíta de Educação (RJE), irmão Raimundo, SJ; a diretora geral do Colégio Antônio Vieira, em Salvador (BA), a professora Mariângela Risério; o padre André Luís de Araújo, SJ, professor do Curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap); o professor Gustavo Severo de Borba, diretor do Instituto para Inovação na Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos); o padre Antonio Tabosa, SJ, diretor-presidente da Fundação Fé e Alegria (FyA); a assistente social Tatiane Sant’Ana, coordenadora de Assistência Social da Fya e da Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (Aneas).
“Todos os membros têm a função de pensar o apostolado da educação para além da obra ou do âmbito em que estão envolvidos”, como ressalta o secretário para a Educação. Conforme estipulado no Estatuto da Província, são previstas três reuniões por ano. “Nas duas primeiras, realizadas virtualmente por conta da pandemia, buscamos trabalhar mais a questão da integração das redes, com apresentações dos integrantes, para que tomássemos conhecimento mais amplo sobre as obras jesuítas no contexto do sistema educacional brasileiro”, informa o Pe. Sérgio Mariucci, SJ. Ele conta que, além da análise conjuntural do ano de 2020, já foram dados os primeiros passos acerca das metodologias a serem empregadas na construção do Plano da Educação da Província, discussões que devem avançar agora, a partir dos próximos encontros.
Fonte: Jesuítas Brasil
Leia também
-
07.11.25
PRONTO PARA VOAR – Terceirão do Vieira homenageia profissões em Dia de Descontração antes do Enem
Iniciativa contribuiu para eliminar eventuais dúvidas e tensões antes do Exame Nacional do Ensino Médio
-
07.11.25
Natal com identidade cultural marca culminância do projeto 'Nordeste: Nossos Jeitos de Ser, Viver e Cuidar'
Momento celebrou, com música e arte, aprendizagens interdisciplinares sobre a região
-
07.11.25
Em clima de nova etapa do projeto de vida, Terceirão do Vieira é homenageado com flores pelas famílias
Ação organizada pela equipe pedagógica permitiu aos pais buscar filhos na sala de aula como nos primeiros dias de ingresso na escola
-
06.11.25
Às vésperas da COP 30, estudantes do Ensino Médio Noturno do Vieira aprendem mais sobre proteção ambiental em aula de campo na Coppa
Durante visita, jovens assistiram palestra técnica sobre atividades desenvolvidas pela Companhia da Polícia Militar baiana