Vieira estimula protagonismo juvenil através do projeto de voluntariado educativo
Alunos e ex-alunos se reuniram na Sala de Artes do Colégio Antônio Vieira para discutir sobre o voluntariado educativo na última terça-feira (28).
Alunos e ex-alunos se reuniram na Sala de Artes do Colégio Antônio Vieira para discutir sobre o voluntariado educativo na última terça-feira (28). Representantes dos cinco projetos já contemplados com a ação apresentaram o trabalho desenvolvido com as instituições escolhidas aos interessados em fazer parte do projeto. O objetivo do encontro foi mostrar como funciona o processo, estimulando a participação de novos colegas.
O projeto educativo partiu do desejo dos alunos Ensino Médio de ajudarem o próximo. A iniciativa é coordenada pelo Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral (SORPA), com organização dos pastoralistas José Paulo Silva e Marivalter Barbosa. Ao todo, cinco grupos participam do voluntariado educativo do Vieira: iniciativas para Mudar o Mundo (IPMM), Escolinha Padre São Miguel, Peregrinos de Calça Jeans (PCJ), O Milagre do Pão e Alegrai-vos.
“O voluntariado é a representação do que é uma escola jesuíta. É uma alegria enorme ver todos esses meninos apresentando projetos que eles mesmo criaram”, destacou o coordenador do SORPA, João Ramiro.
O estudante Ítalo Martins esteve presente na reunião e valorizou o apoio do Vieira à ação. “Eu acho que todo mundo tem um pouco de vontade de ajudar o próximo. É um presente estudar em uma escola e estar perto de pessoas que se colocam como iniciativa para ser a mudança”, comentou.
Protagonismo juvenil
Uma das iniciativas que fazem parte do projeto de voluntariado do Vieira é coordenada pela aluna Vanessa Fróes. Intitulada Iniciativas para Mudar o Mundo (IPMM), a ação nasceu no final de 2014, através de um diálogo da estudante com a prima sobre os problemas sociais no mundo. Hoje, a equipe possui 13 pessoas. “Nossa primeira atividade aconteceu em uma creche, no Dia das Crianças. A gente arrecadou dinheiro e brinquedos. Nós também passamos o dia fazendo a alegria dos pequenos”, contou ela.
A partir deste primeiro gesto, o IPMM não parou mais. Segundo Vanessa, a equipe passou a fazer tudo o que aparecia para ajudar o próximo. Foi assim que eles conheceram o projeto Levanta-te e Anda, promovido pela Arquidiocese de Salvador. Na oportunidade, a equipe visitou o Centro de Convivência para moradores de rua e realizou atividades artesanais com material reciclável e pintura, além de promover partidas de dominó, baralho e quebra-cabeça.
Neste contato, os alunos perceberam que os brinquedos utilizados estavam velhos e incompletos. Esse foi o pontapé para uma nova ação, realizada há cerca de 20 dias. O grupo promoveu a “Reforma do Cantinho dos Jogos”, em que levou ao espaço brinquedos em bom estado de uso e um baú para o local. Até o final do ano, a equipe ainda planeja reformar outros setores da instituição como o dos livros e o de roupas. “É difícil fazer com que as pessoas se sintam comovidas em ajudar. Mas acredito que se apenas uma for estimulada a fazer o bem já valeu a pena”, concluiu.
Leia também
- 25.09.26 PRIMAVERA DOS MUSEUS – Acervos singulares ampliam aprendizagens de crianças e jovens em Salvador
-
25.09.26
Educação Infantil do Vieira estreia na Expociência
Após treinar experimentos em aula, chegou o dia de também fazer história na mostra científica que completa 30 anos
-
25.09.26
Expociência do Vieira é apresentada no Rio de Janeiro como exemplo de boas práticas em Educação
Mostra científica, que completou 30 anos agora em 2026, foi um dos destaques em evento promovido pela Rede Jesuíta de Educação Básica
-
24.09.26
CIDADANIA AMBIENTAL – Estudantes do Vieira têm aula de campo no Parque das Dunas
Ação, integrada ao projeto Movimento Direitos Humanos (MDH), ampliou aprendizagens das turmas do 9º ano EF