Semana Ludopedagógica estimula conhecimento sobre a cidade de Salvador
“Salvador, arte que encanta, beleza de um povo, riqueza de sabor!”. Esse foi o tema da Semana Ludopedagógica, projeto interdisciplinar do 3º ano EF
“Salvador, arte que encanta, beleza de um povo, riqueza de sabor!”. Esse foi o tema da Semana Ludopedagógica, projeto interdisciplinar do 3ºano EF, que teve como objetivo principal ampliar os saberes sobre a cidade em que vivemos e as suas características, de forma dinâmica e interativa. A atividade aconteceu entre os dias 09 e 12 de novembro, no Vieirinha. Através de oficinas, os alunos aprofundaram os estudos realizados durante o ano letivo sobre aspectos como a história, arquitetura, culinária, música, entre outros temas.
“O aprendizado acontece através das experiências lúdicas, em que o aluno é o protagonista e constrói o próprio conhecimento. Isso tem um significado muito grande. Nessa Semana Ludopedagógica, além de vivenciarem os estudos sobre Salvador, eles aprenderam sobre o trabalho em grupo, circularam por outros espaços e conviveram com outras professoras”, destacou a coordenadora dos 3º e 5º anos EF, prof.ªMariângela Rosier.
Durante a oficina de arquitetura, os alunos construíram maquetes de pontos turísticos e de igrejas de Salvador, utilizando lego e sucata. Em um outro momento, dedicado à culinária, as crianças prepararam e experimentaram algumas das iguarias baianas. Nas aulas de música, dança e poesia, os estudantes refletiram sobre diversas manifestações que formam a nossa identidade cultural. “Eu aprendi como é a história da nossa cidade, como ela foi criada, e sobre lugares como o Elevador Lacerda, o Mercado Modelo e o Farol da Barra”, disse o aluno João Alves.
Os estudantes participaram de brincadeiras étnicas e simularam atividades recreativas de diversos povos durante a oficina de jogos. No workshop de autorretrato, todos aprenderam sobre a miscigenação do nosso povo, fruto das três etnias estudadas: índios, brancos e negros.“Gostei muito, porque eu aprendi sobre a história de Salvador e sobre os índios, os portugueses e os africanos. Eles ajudaram a formar o povo soteropolitano”, ressaltou o aluno Arthur Dimitri Silva.
Semana abordou viés social
A Semana Ludopedagógica 2015 foi aberta com a Celebração da Cidadania, realizada no dia 09/11, no Santuário Nossa Senhora de Fátima. Na ocasião, os alunos trouxeram doações para o projeto “Levanta-te e Anda”, promovido pela Arquidiocese de Salvador. “A iniciativa acolhe pessoas em situação de rua e transforma a vida delas por meio da arte. A participação das crianças serviu para mostrá-las, com base na leitura do Evangelho de Mateus, que todo mundo tem jeito e para isso é preciso que todos deem as mãos. Elas entendem que, através de suas doações, também estão indo ao encontro de Jesus”, destacou o coordenador do SORPA, prof. João Ramiro.
A iniciativa também serviu para estreitar laços com as famílias. Os pais, que foram convidados para o primeiro dia de atividades, comemoraram a oportunidade de vivenciar mais um momento de aprendizado dos filhos. “Eu acho muito importante a interação entre a família e a escola. Esse momento também serviu para avaliarmos como foi o ano letivo dos nossos filhos”, destacou o pai Daniel Viriato. “Gostei muito da iniciativa. É muito interessante essa interação entre pais e filhos no ambiente escolar”, completou a mãe Juliana Leite.
Leia também
- 07.11.25 PRONTOS PARA VOAR – Terceirão do Vieira homenageia profissões em Dia de Descontração antes do Enem
-
07.11.25
Natal com identidade cultural marca culminância do projeto 'Nordeste: Nossos Jeitos de Ser, Viver e Cuidar'
Momento celebrou, com música e arte, aprendizagens interdisciplinares sobre a região
-
07.11.25
Em clima de nova etapa do projeto de vida, Terceirão do Vieira é homenageado com flores pelas famílias
Ação organizada pela equipe pedagógica permitiu aos pais buscar filhos na sala de aula como nos primeiros dias de ingresso na escola
-
06.11.25
Às vésperas da COP 30, estudantes do Ensino Médio Noturno do Vieira aprendem mais sobre proteção ambiental em aula de campo na Coppa
Durante visita, jovens assistiram palestra técnica sobre atividades desenvolvidas pela Companhia da Polícia Militar baiana