Diálogo entre as disciplinas marcou a primeira edição da Aula Integrada
Evento reuniu discussões sobre importantes temas das ciências humanas e da natureza

Unir disciplinas e compartilhar conhecimentos. A primeira edição da Aula Integrada mobilizou os alunos da 3ª série EM, no dia 29/04, para a discussão sobre os temas “América Latina”, que envolve as ciências humanas e “Questão Ambiental: Fatores Naturais e Humanos”, abordado pelas ciências da natureza. A iniciativa, realizada simultaneamente na Sala de Arte Sálua Chequer e no Auditório Mabel Velloso, permitiu uma visão prática sobre a interdisciplinaridade, presente em diversos vestibulares e, principalmente, no Enem.
Ana Paula Marques, coordenadora pedagógica da 3ª série EM, explica queprojetos como a Aula Integrada vêm se consolidando como uma ferramenta essencialno aprendizado dos alunos. Em 2015, fizemos duas edições do Aulão Enem, envolvendo todas as disciplinas. Para este ano, achamos que seria mais interessante se deixássemos uma edição dedicada exclusivamente ao Enem, no segundo semestre, e aproveitássemos esses espaços para fazermos as Aulas Integradas, em que as disciplinas pudessem dialogar entre si, através dos seus conhecimentos específicos, garantindo uma percepção de área”, destacou ela.
Os professores Alexnaldo, Henrique e Ricardo Faria conduziram a aula de ciências da natureza. “A nossa ideia é sempe mostrar o quanto Biologia, Física e Química se relacionam. Ao invés do estudo dos objetos de conhecimento específicos, trouxemos situações em que as disciplinas se interligam, que é justamente como o Enemvem cobrando de 2009 até hoje, dentro de uma temática recorrente no exame, que envolve a questão ambiental e a ação do ser humano”, destacou Ricardo Faria.
As ciências humanas foram representadas pelos professores Carlos Nazaré, Isaac, Gilton e Ricardo Behrens. “Esse é um trabalho que o Vieira vem fazendo há muito tempo. Anualmente, escolhemos um tema relacionado a um processo político, econômico ou ideológico. Estamos percebendo uma ascensão muito grande de movimentos de direita na América Latina, vinculados a questionamentos e tensionamento políticos em relação a governos de esquerda. Propomos com a Aula Integrada uma análise política, conjuntural e estrutural, analisando também os desdobramentos econômicos do ponto de vista social na América do Sul”, ressaltou Gilton Carmo.
O diálogo entre as disciplinas possibilitou uma visão diferente sobre os temas abordados para a 3ª série EM. “A aula de ciências humanas foi muito interessante, porque tivemos diferentes pontos de vista sobre o mesmo assunto. Isso nos ajudou a ter uma visão mais crítica sobre a América Latina e o populismo”, destacou a estudante Anna Lyvia Teixeira. O aluno Lucas Serra ressaltou que o evento foi importante para aprofundar o conhecimento sobre os temas. “Discutimos muitos assuntos do no nosso dia a dia e relembramos outros que foram vistos desde o começo de Ensino Médio. Esse processo de integração entre professores e áreas é muito bom”, afirmou ele.
Leia também
-
18.09.25
Projetos da Expociência do Vieirão são premiados e indicados para grandes eventos científicos
Após seminário e mostra de trabalhos para a comunidade escolar, evento foi encerrado com escolha das melhores pesquisas e apresentações
-
18.09.25
ARTIGO – Capacitismo: o preconceito estrutural que gera barreiras, alerta Luca Andrade
Integrante do Naic, estudante do Vieira aborda atitudes equivocadas em relação às pessoas com deficiência
-
17.09.25
Projeto Virada Ecológica convida comunidade escolar a agir em prol da Casa Comum
Ação pedagógica interdisciplinar do Vieira é desenvolvida com estudantes do 7º ano EF
-
17.09.25
Vieira e MP promovem palestras para estudantes em ação preventiva contra bullying e cyberbullying
Tema foi abordado para, aproximadamente, 600 jovens alunos das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio. Em outubro, será vez das turmas do 8º e 9º anos