Debates mobilizam alunos do Ensino Médio durante o mês de junho
Eventos envolveram importantes temas relacionados à história política e ao atual momento do Brasil

O protagonismo juvenil se constrói através da soma dos conhecimentos adquiridos dentro e fora das salas de aula. Diante disso, o Vieira fomenta atividades que mobilizam os alunos em torno de temáticas fundamentais para a sua formação. Uma dessas iniciativas aconteceu no dia 07/06, quando o departamento de geografia do Vieira levou os alunos da 2ª e 3ª séries EM para assistirem à peça “Fora da Ordem”, no Teatro Jorge Amado. Outra ação foi realizada no dia seguinte (8), com um debate político promovido pelo Grêmio Estudantil, na Sala de Artes Sálua Chequer.
Com quase 400 alunos, a ida ao teatro serviu para despertar uma grande reflexão. A primeira peça solo do ator Lelo Filho, que comemorou os 30 anos de carreira, abordou a ditadura militar, passeando por assuntos da contemporaneidade, como corrupção e intolerância. “Depois da peça, tivemos um momento de debate entre os professores e os alunos. Pudemosperceber que todossaíram de lá com uma expressão bem crítica a respeito do assunto”, pontuou o professor de geografia, Ricardo Gomes Behrens.
Já o debate político realizado no Vieira, que envolveu alunos da 3ª série EM, teve como tema escolhido “Impeachment ou Golpe”. Os convidados dividiram a discussão em subtemas, contando com a participação ativa de cerca de 250 estudantes. “Havia uma necessidade de trazer esse tipo de debate tão participativo e opinativo, para mostrar que o alunado tem sim condições perfeitas de debater sobre a atual situação política do país”, afirmou o presidente do Grêmio, Gabriel Carvalho.
“Eu consegui enxergar que nossa juventude é realmente politizada. Foi importante colocar jovem debatendo com jovem, porque ficou de mais fácil acesso para quem não tinha opiniãose informar melhor”, destacou a vice-presidente do Grêmio, Rafaela Freitas. O coordenador pedagógico da 2ª série EM, José Teixeira (Zelão), destacou a importância de promover constantes debates. “Esses eventos promovem grandes possibilidades de aprendências significativas, por estarem ocorrendo para além da sala de aula, que também é proposta formativa do Vieira”, finalizou.
Leia também
-
18.09.25
ARTIGO – Capacitismo: o preconceito estrutural que gera barreiras, alerta Luca Andrade
Integrante do Naic, estudante do Vieira aborda atitudes equivocadas em relação às pessoas com deficiência
-
17.09.25
Projeto Virada Ecológica convida comunidade escolar a agir em prol da Casa Comum
Ação pedagógica interdisciplinar do Vieira é desenvolvida com estudantes do 7º ano EF
-
17.09.25
Vieira e MP promovem palestras para estudantes em ação preventiva contra bullying e cyberbullying
Tema foi abordado para, aproximadamente, 600 jovens alunos das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio. Em outubro, será vez das turmas do 8º e 9º anos
-
16.09.25
Ex-aluno do Vieira, pesquisador baiano Cássio Meira é empossado na Academia Brasileira de Ciências
Na solenidade, no último dia 11 em Recife, o cientista lembrou dos tempos de colégio, quando despertou o interesse pela área