Exibição dos curtas-metragens do 7º ano EF celebra criatividade e ludicidade
Com o tema “Meu planeta, meu país, minha casa: responsabilidade de cada um”, projeto discutiu aspectos sociais, religiosos e culturais da sociedade

O projeto “Curta-Metragem” teve a sua culminância nos dias 09 e 11 de novembro, trazendo o tema “Meu planeta, meu país, minha casa: responsabilidade de cada um”. Através das apresentações dos filmes, realizadas no auditório Mabel Velloso, os alunos do 7º EF mostraram o resultado das pesquisas e reflexões sobre temas da atuais feitas ao longo do ano. Em 2016, a iniciativa abordou aspectos relacionados ao tema “Casa comum, nossa responsabilidade”, que marcou a Campanha da Fraternidade deste ano.
Durante o desenvolvimento do projeto, os estudantes produzem a própria história e, através dela, é criado um roteiro para conduzir toda produção do curta-metragem. A coordenadora pedagógica do 7º ano EF, prof.ª Maria Cristina Almeida, ressalta que a iniciativa tem como objetivo causar uma reflexão que possibilite o despertar dos alunos para um olhar mais crítico sobre o mundo. “Esse projeto é planejado pelos professores em vista do desenvolvimento dos alunos nos âmbitos social e acadêmico, projetando uma visão de futuro sobre a atuação deles na sociedade de forma positiva e ativa. Fiquei muito contente e orgulhosa com o resultado”, destacou.
Além da exibição dos filmes, a culminância também contou com apresentações artísticas dos alunos. “ Eu adoro a ideia de juntarmos música e arte para estudar assuntos tão importantes. Dessa forma o processo fica bem mais interessante”, disse o aluno Mateus Ferreira. “Esse projeto é muito legal, porque a produção aconteceu em vários lugares diferentes, não apenas na sala. Eu gostei demais”, avaliou a estudante Gabriela Brito.
A culminância do “Curta-Metragem” teve uma grande participação dos pais e familiares, que elogiaram e se emocionaram com o resultado final do trabalho. “Os temas abordados foram muito importantes para vida dos alunos. Além disso, esse projeto oportuniza uma interação muito bacana entre eles”, pontuou o pai Miguel Barreto. A mãe Kelly Uzeda complementou: “O projeto é de suma relevância para a sociedade e para a formação dos estudantes. Todos os envolvidos estão de parabéns”.
Leia também
-
18.09.25
ARTIGO – Capacitismo: o preconceito estrutural que gera barreiras, alerta Luca Andrade
Integrante do Naic, estudante do Vieira aborda atitudes equivocadas em relação às pessoas com deficiência
-
17.09.25
Projeto Virada Ecológica convida comunidade escolar a agir em prol da Casa Comum
Ação pedagógica interdisciplinar do Vieira é desenvolvida com estudantes do 7º ano EF
-
17.09.25
Vieira e MP promovem palestras para estudantes em ação preventiva contra bullying e cyberbullying
Tema foi abordado para, aproximadamente, 600 jovens alunos das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio. Em outubro, será vez das turmas do 8º e 9º anos
-
16.09.25
Ex-aluno do Vieira, pesquisador baiano Cássio Meira é empossado na Academia Brasileira de Ciências
Na solenidade, no último dia 11 em Recife, o cientista lembrou dos tempos de colégio, quando despertou o interesse pela área