Alunas do Vieira ganham repercussão nacional com projeto “Cão Solidário”
Iniciativa foi exibida no programa “Como Será?”, no dia 26 de novembro. Assista ao vídeo!
Um projeto integrado, envolvendo língua portuguesa e ensino religioso, mudou a vida das alunas do 6º ano EF do Vieira, Amanda Guimarães, Isabela Reis e Maria Eduarda Oliveira. Todos os estudantes foram estimulados a pensar em ações concretas que pudessem contribuir para transformar o planeta. Os grupos tiveram liberdade para escolher as linhas de atuação, que abordaram diversas possibilidades, relacionadas à sustentabilidade e à solidariedade.
O livro “Nossa Terra: como os jovens estão salvando o planeta”, escrito porJanet Wilson, serviu como inspiração para o 6º ano EF. A partir desse momento, surgiu o projeto “Cão Solidário”, que consiste em levar os animais para terem contato com pessoas com deficiência que precisam estímulos sensoriais. “Os bichos de estimação sempre ajudam nos momentos mais difíceis. A impressão que tive é de que todos os pacientes ficaram muito felizes e alegres. Eles ficaram bem-humorados. Foi bom para a autoestima”, atesta Amanda Guimarães. O projeto foi um dos premiados da edição 2016 do Encontro de Jovens Cientistas, realizado na UFBA.
Em algumas oportunidades, a iniciativajá chegou ao Núcleo de Atendimento à Criança com Paralisia Cerebral (NACPC), que atende a cerca de 500 crianças, adolescentes e jovens adultos com deficiência física e intelectual. Diretora-clínica da unidade, Daniela Matsuda atesta a eficiência da interação dos cães com os pacientes. “A relação do animal com o ser humano é muito especial. É uma questão lúdica, que eleva a autoestima e melhora a relação psicoafetiva”, atesta.
A edição do dia 26 de novembro do programa “Como Será?”, exibido pela Rede Globo, mostrou um pouco do trabalho desenvolvido pelas três vieirenses, que vem ganhando força através do site www.caosolidario.com. Nele, é possível que outras pessoas se inscrevam e participem do projeto, que também foi exposto na Expo Ciência 2016.
Assista à matéria exibida no dia 26/11/2016:
Leia também
-
29.04.26
Contação de história com temática envolvendo datas especiais marca mês de abril no Vieirinha
Dia dos Povos Indígenas e Dia do Livro Infantil inspiraram ações da Biblioteca e da equipe da Educação Infantil
-
28.04.26
O cuidado nos conecta: Rede Jesuíta de Educação lança campanha sobre ações sociais da instituição
Ação foi lançada este mês, na último dia 24, abrangendo as 18 unidades educativas da RJE no Brasil, entre elas, o Colégio Antônio Vieira
-
26.04.26
Vieira lamenta morte do Pe. Domingos Mianulli, SJ
Ex-diretor do Vieira faleceu na madrugada deste domingo, em Fortaleza-CE
-
24.04.26
Ex-aluno do Vieira, José Enrique Barreiro faz apresentação única em Salvador
Monólogo ‘O rio tem sede de sal’ será apresentado no dia 8 de maio na Casa Rosa, no Rio Vermelho