PDG – Formação reafirma cura personalis como prática de gestão educacional
Expressão vem do latim e significa o cuidado com a pessoa de forma integral
O Colégio Antônio Vieira promoveu, no dia 30 de julho, mais uma etapa do Programa de Desenvolvimento de Gestores (PDG), voltada à formação continuada dos líderes dos diversos setores da instituição. O PDG de 2026 tem como tema central a cura personalis e, neste segundo encontro o tema foi “Cura personalis: da teoria à prática na escola”, buscando promover a reflexão sobre a cultura do cuidado como princípio orientador da ação educativa. A expressão cura personalis vem do latim e significa o cuidado com a pessoa de forma integral. Ao longo deste ano, diversas formações promovidas pelo Setor de Gestão de Pessoas do Vieira estão norteadas por este tema.
O Pe. Emmanuel Araujo, SJ, assistente espiritual do Vieira, recordou pontos importantes do primeiro encontro deste ano e mostrou como a cura personalis está presente no Apostolado Educativo da Companhia de Jesus desde a Ratio Studiorum (1599) até o mais recente documento do apostolado da educação dos jesuítas (Colégios Jesuítas: uma tradição viva no século XXI, de 2019). Em seguida, as professoras Graciele Lins, do Serviço de Orientação Educacional (SOE), e Eneida Santana, coordenadora do Ensino Médio Noturno, apresentaram a cura personalis, a partir de suas pesquisas no mestrado profissional em Gestão Educacional, promovido pela Rede Jesuíta de Educação e Unisinos.

PRÁTICAS DO CUIDADO
A professora Gracielle, partindo dos desafios que o ciberbullying traz para as escolas hoje, mostrou como as práticas do cuidado ativas no cotidiano do Vieira. A professora Eneida, por meio de pesquisas com alunos e alunas egressos do Ensino Médio Noturno, mostrou como é reconhecida a prática do cuidado à maneira que pede a Pedagogia Inaciana, da parte destas pessoas que hoje estão nas universidades.
Ao final, o professor João Ramiro, coordenador da Formação Cristã, falou da prática da cura personalis na ação pastoral do colégio, destacando o Plano de Acompanhamento ao Estudante, que se dá em trabalho conjunto entre Formação Cristã e SOE. Foi uma tarde muito rica de partilhas de experiência, mostrando mais uma vez a importância da cura personalis em nossa missão no apostolado educativo da Companhia de Jesus.
“Fundamentada nas reflexões do educador António Nóvoa, que compreende a escola como uma comunidade educativa, e inspirada na pedagogia de Santo Inácio de Loyola, esse encontro do PDG destacou que a gestão educacional é convocada a transformar princípios em práticas cotidianas, consolidando uma cultura do cuidado comprometida com a formação integral dos estudantes”, concluiu a equipe de Gestão de Pessoas.
Fotos: Secom/CAV
Leia também
- 05.08.26 OSBA NO VIEIRA – Primeira brasileira na Ópera de Paris, Lorena Pires faz apresentação gratuita no Santuário
-
04.08.26
Formação sobre letramento racial reforça compromisso do Vieira com educação antirracista
Palestra com professores Jacson Paim e Joelma Serra alertou colaboradores para racismo estrutural na sociedade
-
03.08.26
Vieira terá Dia de Vacinação para estudantes acima de 12 anos, professores e colaboradores do colégio
Parceria com Secretaria de Saúde alinha-se à premissa jesuíta de cuidado integral com a pessoa
-
03.08.26
Lançada edição 2026 da Revista Vieira+
Publicação traz temas contemporâneos que dialogam com princípios da educação jesuítica