Grêmio Estudantil do Vieira realiza debate sobre a reforma da Previdência
Evento foi a primeira iniciativa do Grupo de Estudos de Atualidades e Ciências Humanas
A discussão sobre importantes assuntos repercutidos pela opinião pública mobiliza os alunos vieirenses em diversos eventos temáticos promovidos pelos núcleos estudantis ao longo do ano letivo. Um deles ocorreu no dia 07 de junho, na Sala de Arte Sálua Chequer, e discutiu a reforma da Previdência. O debate, promovido pelo Grêmio Facere, marcou a primeira ação do Grupo de Estudos de Atualidades e Ciências Humanas (GEACH) e contou com a presença do ex-aluno vieirense e estudante de direito, Jorge Rosal, da professora de história do Vieira, Marli Salles, além dos advogados Gustavo Moris e Augusto Vasconcelos (presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia).
Segundo o presidente interino do Grêmio Facere, Gustavo Branco, o objetivo do GEACH é fazer com que os alunos tirem importantes dúvidas sobre temas recorrentes e atuais. “Quisemos promover um evento que pudesse mostrar diferentes pontos de vista sobre a reforma da Previdência. A oportunidade de ter esses convidados serviu para agregar conhecimento aos alunos e despertar neles um posicionamento crítico. Abrimos um grande espaço para perguntas da plateia e essa interação teve um resultado muito interessante”, destacou ele.
O debate foi mediado por Gustavo Branco e pelo aluno João Amaral. Estudantes de diversas séries e profissionais do Vieira avaliaram o debate como uma grande oportunidade para a formação de uma opinião sobre a reforma previdenciária. “O que mais me chamou atenção foi a forma cortês, democrática e amiga que tomou conta do debate. Convidados, cujas ideias se apresentaram contrárias, antagônicas, já que um lado defendia e o outro combatia, deram uma verdadeira lição de democracia e respeito”, destacou a coordenadora pedagógica da 1ª série EM, prof.ª Léa Pontes.
DIÁLOGO FORMATIVO
Avaliar diferentes abordagens ajudou a aluna Júlia Arguelo a formar a sua própria opinião. “Ver dois pontos de vista com argumentos tão fortes fez com que eu pudesse refletir sobre aspectos positivos e negativos. Saí mais esclarecida e com as minhas próprias considerações sobre o tema”, ressaltou ela.
O convidado Augusto Vasconcellos fez questão de destacar a qualidade do primeiro evento promovido pelo GEACH. “O debate ocorreu em alto nível. Pontos de vista distintos puderam ser apresentados com fundamentação e profundo respeito. Os questionamentos dos alunos também foram excelentes. Parabéns aos estudantes e professores do Colégio Antônio Vieira pelo belo exemplo. O Brasil cresce no diálogo”, finalizou.
Leia também
- 05.12.25 Listas de livros, materiais e planos de execução 2026
-
05.12.25
10ª Mostra CAV de GR encanta com 'O Mágico de Oz'
Alunas da Ginástica Rítmica do Colégio Antônio Vieira revelaram evolução em movimentos e técnicas
-
04.12.25
Ludicidade e diálogo multicultural marcam atividades da educação bilíngue no Vieira
Aprendizagem do inglês em 2025 se deu de forma fluída com atividades que mobilizam crianças e adolescentes
-
03.12.25
Em ano de COP 30 no Brasil, VIII ONU Colegial do Vieira dá exemplo de diplomacia e aprendizagens múltiplas
Evento, realizado de 24 a 28 de novembro, reuniu estudantes em simulação de conferências das Nações Unidas