Cuidado integral com a pessoa inspira formação de colaboradores no Colégio Antônio Vieira
Uma das premissas das obras da Companhia de Jesus, a cura personalis foi abordado na série Itinerário Inaciano
O cuidado integral com a pessoa esteve no centro da formação promovida pelo Colégio Antônio Vieira para seus colaboradores neste mês de junho, como parte da série Itinerário Inaciano. O termo inaciano refere-se à Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus, ordem religiosa da qual faz parte o Vieira e que tem na cura personalis um dos fundamentos de sua Espiritualidade e missão educativa.

Expressão em latim que significa “cuidado com a pessoa como um todo”, a cura personalis convida cada indivíduo a olhar para si e para os outros de forma integral, considerando não apenas aspectos intelectuais ou profissionais, mas também as dimensões emocional, espiritual, física e relacional da vida.
Conduzido pelo padre Emmanuel Araújo, SJ, com a participação especial de pastoralistas, o encontro, realizado no último dia 11, proporcionou um momento de reflexão sobre a cura personalis, bem como sobre como esta é enfatizada pelos documentos basilares da Companhia de Jesus. O mesmo tema já havia sido trabalhado entre os líderes de equipes da instituição no Programa de Desenvolvimento de Gestores.
EDUCAR E CUIDAR

Com a formação, o colégio visa reforçar um princípio que orienta a educação jesuíta há séculos: formar pessoas conscientes de si mesmas, comprometidas com os outros e capazes de construir relações pautadas pela empatia e pelo respeito. Nesse sentido, a cura personalis ultrapassa o conceito de cuidado individual e se traduz em uma forma de presença que busca acompanhar cada pessoa em sua trajetória de desenvolvimento integral, como explicou o padre Emmanuel, SJ, assistente espiritual do Vieira e reitor do Santuário Nossa Senhora de Fátima.
Ao promover momentos formativos sobre o tema tanto para gestores como para colaboradores de modo geral, o Vieira fortalece sua identidade inaciana e reafirma o compromisso de cultivar uma comunidade educativa que valoriza o ser humano em sua totalidade, reconhecendo que educar também é cuidar.
Veja mais registros!
Fotos: Secom/CAV
Leia também
- 25.06.26 Fé e Alegria lança campanha 'Um Gol pela Educação'
-
19.06.26
Vieira entra em recesso junino até dia 24. Estudantes voltam às aulas somente no dia 8 de julho
Central de Boas-Vindas, Secretaria e outros setores voltam a funcionar normalmente logo após o São João
-
18.06.26
EDUCAÇÃO INFANTIL – 'Arraiá' de brincadeiras e ludicidade marca Forró do Vieirinha
Especialmente preparada para a faixa etária, confraternização animou famílias e crianças das turminhas do G2 ao G5
-
18.06.26
Forró do Tom anima 'arrasta-pé' do Ensino Médio Noturno no Vieira
Estudantes e equipe pedagógica participaram da confraternização em clima junino