Menu
Logo do site
Logo do site
21.11.25

Cine Leituras Negras exibe documentário Menino 23

Produção premiada revela a história de 50 garotos negros que trabalharam em situação análoga à escravidão no interior de São Paulo 

Cine Leituras Negras exibe documentário Menino 23

Como parte das celebrações pela passagem do Dia da Consciência Negra, comemorado esta semana no dia 20, a Biblioteca Jorge Amado, do Colégio Antônio Vieira, exibe nesta sexta-feira (21), em sessão única de 13h30 às 15h30, o documentário Menino 23: Infâncias Perdidas no Brasil. O filme, vencedor do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, trata da história de 50 meninos órfãos e negros, que trabalharam durante anos em situação análoga à escravidão em uma fazenda de São Paulo.

A produção é fruto de investigações do historiador Sidney Aguilar sobre tijolos marcados com a suástica nazista encontrados no interior do Brasil. Ao iniciar a pesquisa, ele descobriu que os artefatos revelavam o crime cometido contra os menores negros. O filme traz relatos de Aloizio Silva, o menino 23, que sobreviveu para contar a história.

O projeto Cine Leituras Negras, destinado a estudantes e colaboradores do Vieira, foi lançado no início do mês de novembro, com exibição toda sexta-feira de um filme que traz a temática especial com o objetivo de reafirmar a importância da Consciência Negra junto à comunidade educativa. A série começou com o filme Medida Provisória, no dia 7; depois, foi a vez de “Estrelas além do tempo”, no dia 14. Já o filme Raça deve encerrar a programação especial, no dia 28.

Imagem: divulgação

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo