Projetos de estudantes do Vieira são selecionados para Feira Internacional de Iniciação Científica
Participação na Fenic se dá após destaque na mostra científica do colégio, a Expociência
A Feira Internacional de Iniciação Científica (Fenic) acaba de divulgar a lista dos projetos selecionados para participar da sua segunda edição, que se realiza de 11 a 13 de dezembro, na Escola Sesi Djalma Pessoa, em Piatã, Salvador. Dois projetos de pesquisa de estudantes do Ensino Médio do Colégio Antônio Vieira estão na lista. Eles foram indicados após a qualidade da edição 2025 da mostra científica do colégio, a Expociência. São eles:
ALGORITIMOS E IDENTIDADE: A INVISIBILIDADE DOS CABELOS CRESPOS NO CONSUMO DIGITAL
Equipe com alunos da 1ª série EM: Luine Lopes, Bruno Lourenzo e Maria Clara Fialho, além dos professores Jacson Paim (orientador) e Luís Henrique Gois (coorientador).

SISTEMA DE TRADUÇÃO DE LIBRAS (STL) – SOFTWARE PARA INTEGRAÇÃO COMUNICATIVA DE SURDOS
Equipe com alunos da 3ª série EM: Peter Padre, Adriano Ribeiro e Eduardo Aldrim, além dos professores Thalisson Mirabeau (orientador) e Luís Henrique Gois (coorientador).

Promovida pelo Sesi Nacional em parceria com o Sesi Bahia, a feira integra a programação do II Festival Sesi de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) e tem como objetivo incentivar a produção científica na educação básica e no ensino técnico, estimulando a criatividade, a inovação e o protagonismo de jovens estudantes.
RECORDE DE INSCRITOS
A feira atingiu este ano um recorde de 685 projetos inscritos, dos quais 150 foram selecionados para compor a mostra, incluindo dez projetos internacionais: seis do Paraguai, um da Argentina, um do Chile, um da Colômbia e um do Equador.
FESTIVAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Promovida pelo Sesi Nacional em parceria com o Sesi Bahia, a Fenic integra a programação do II Festival Sesi de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) e tem como objetivo incentivar a produção científica na educação básica e no ensino técnico, estimulando a criatividade, a inovação e o protagonismo de jovens estudantes. Do festival, outras cinco equipes do Vieira da Oficina de Robótica (RobotiCAV) também se farão presentes em evento específico da área.
Fotos: Coperphoto/Sistema Fieb e Secop/CAV
Leia também
-
26.08.26
Dia do Rock da Avla reúne estudantes em dois momentos de show no Vieira
Academia Vieirense de Letras e Artes é um dos núcleos de protagonismo juvenil do colégio
-
26.08.26
ARTIGO – O serviço educativo da fé, por Pe. Francys, SJ
Provincial dos jesuítas do Brasil diz que não se pode desprezar o papel formativo de uma fé madura e transformadora
-
25.08.26
Educador português José Pacheco visita Vieira e tem encontro com diretor da RJE
Diretores do colégio também estiveram reunidos com idealizador do projeto Fazer a Ponte, compartilhando propósitos educacionais
-
25.08.26
Em visita técnica anual, diretor da RJE faz escuta ativa de educadores e estudantes e pontua horizontes da Rede para os próximos anos
Protagonismo estudantil foi uma das pautas da série de reuniões no Colégio Antônio Vieira entre os dias 18 e 21 deste mês