ARTIGO – COP 30: Oportunidade histórica para Brasil reafirmar papel de liderança nas questões ambientais
Bióloga e doutora em Ciências da Educação, professora Maria Goretti de Sousa ressalta importância da realização da 'Conferência do Clima' no país
Neste primeiro dia da já histórica 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), a professora Maria Goretti Sousa, do Departamento de Ciências no Colégio Antônio Vieira, destaca a importância do evento para reafirmar o papel de protagonismo que o país, que sedia grandes biomas como a Amazônia, deve sempre assumir em relação às questões ambientais. E é justamente na Amazônia que a COP se realiza, a partir desta segunda (10) até o dia 21 deste mês, em Belém. No artigo, Profa. Goretti, que é bióloga e doutora em Ciências da Educação, explica mais o que é a COP e a importância da educação ambiental, desde cedo, para crianças e jovens. No Vieira, ela também atua como articuladora junto aos estudantes do Núcleo Ambiental (NAV). Confira o texto!

COP 30: Oportunidade histórica para Brasil reafirmar papel de liderança nas questões ambientais
Por Maria Goretti Sousa, professora de Ciências do Colégio Antônio Vieira, bióloga e doutora em Ciências da Educação
A COP 30 representa uma oportunidade histórica para o Brasil reafirmar seu papel de liderança nas negociações sobre mudanças climáticas e sustentabilidade global. O evento permitirá ao país demonstrar seus esforços em áreas como energias renováveis, biocombustíveis e agricultura de baixo carbono, além de reforçar sua atuação histórica em processos multilaterais, como na Eco-92 e na Rio+20. Ser o país-sede da COP 30 implica muitas responsabilidades — diplomáticas, ambientais e logísticas — e coloca o Brasil em evidência mundial nos aspectos socioambientais. O país não será o mesmo após esse evento.
A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (Conferência das Partes), a COP 30, é um encontro global anual em que líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil discutem ações para combater as mudanças do clima. É considerado um dos principais eventos do tema no mundo. A Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) criou a Conferência das Partes (COP) como uma das determinações da ECO-92 — a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro em 1992. A primeira COP aconteceu em Berlim, na Alemanha, em 1995, e desde então o evento ocorre anualmente, sendo o principal espaço de decisão sobre os compromissos assumidos pelos países no combate às mudanças climáticas. Atualmente, 198 países participam da UNFCCC, o que faz dela um dos maiores órgãos multilaterais do sistema das Nações Unidas (ONU).
CUIDAR DA ‘CASA COMUM’

Mais do que um tema de conferências internacionais, o cuidado com o meio ambiente é uma responsabilidade que deve ser cultivada desde cedo. No Colégio Antônio Vieira, a formação integral dos estudantes inclui o compromisso com a sustentabilidade, estimulando atitudes conscientes e o protagonismo juvenil na preservação do planeta.
Inspirado na Pedagogia Inaciana, o Vieira compreende que o cuidado com a “Casa Comum” é parte essencial da missão educativa da Companhia de Jesus. Essa visão está em sintonia com as Preferências Apostólicas Universais da Companhia de Jesus, que orientam o trabalho educativo e pastoral da rede jesuíta em todo o mundo. Uma delas, “Cuidar da Casa Comum”, convida a comunidade educativa a responder ao clamor da Terra e ao clamor dos pobres, unindo fé e compromisso socioambiental. Essa perspectiva também dialoga com as encíclicas papais que abordam o tema, especialmente a Laudato Si’ (2015) e a Laudate Deum (2023), nas quais o Papa Francisco reforça a urgência de uma conversão ecológica integral e a responsabilidade compartilhada por todos os povos diante das mudanças climáticas.

NAV
O compromisso ambiental do Colégio Antônio Vieira ganhou forma concreta em 2009, com a criação do Núcleo Ambiental, fruto da elaboração coletiva da Política Ambiental da escola. Esse documento orienta as práticas sustentáveis e educativas da instituição, respaldadas na Pedagogia Inaciana e em seus princípios de cuidado, reflexão e ação transformadora. O Núcleo é composto por professoras representantes do Ensino Fundamental I e II e por alunos representantes do Ensino Médio, por meio do NAV, em que atuam como multiplicadores das ações e projetos ambientais em todo o colégio. Com diálogo e ação, o grupo mobiliza a comunidade vieirense em torno de iniciativas que reforçam o valor da sustentabilidade como parte da identidade institucional e da formação cidadã.
Entre as iniciativas de destaque estão a Semana do Meio Ambiente e a Semana Verde, momentos em que toda a comunidade vieirense se mobiliza para debater, aprender e agir em prol da sustentabilidade. Durante essas semanas temáticas, são promovidas palestras, oficinas, exposições e atividades práticas que abordam temas como reciclagem, consumo consciente, preservação da biodiversidade, uso racional da água e da energia e mudanças climáticas. Além desses eventos, o colégio desenvolve projetos ambientais contínuos e ações solidárias de reaproveitamento de materiais. Essas práticas aproximam os alunos da natureza e demonstram, na prática, que pequenas atitudes podem gerar grandes transformações.

Ao promover a educação ambiental desde as séries iniciais, o Colégio Antônio Vieira reafirma seu compromisso com a formação de cidadãos conscientes, críticos e comprometidos com o bem comum. Por meio da vivência, do conhecimento científico e da Espiritualidade Inaciana, o colégio busca inspirar seus estudantes a se tornarem agentes de mudança, capazes de contribuir para a construção de um mundo mais justo, solidário e sustentável. Assim como a COP 30 convoca nações a repensarem suas práticas e assumirem compromissos com o planeta, o Vieira acredita que a mudança começa com a educação — e cada novo aprendizado é uma semente plantada em prol do futuro da Terra.
Fotos: Secom/CAV
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