Crianças pedem e casa fica! Casa do Brincar passa a compor espaço de aprendizagens do Vieirinha
Equipamento foi inicialmente instalado para a Semana da Criança
Construída pela equipe do Setor de Manutenção do Colégio Antônio Vieira (Seman) especialmente para a Semana da Criança – realizada dos últimos dias 6 a 12 de outubro – , a Casa do Brincar passa agora a compor, em definitivo, o conjunto de espaços voltados para o incentivo à cultura da infância existentes no Vieirinha, unidade do colégio destinada às crianças. Os riscados no chão estimulando brincadeiras no mundo real, como Amarelinha, Circuito e Pára-Pula, também devem permanecer no pátio de recreação.
A decisão acolhe aos pedidos da própria garotada, diante do sucesso dos equipamentos que, a princípio, só seriam instalados temporariamente na área dos pátios. “Foi uma das coisas mais legais que tiveram na Semana da Criança, mas agora a gente quer poder brincar de receber os amigos em casa todo os dias!”, resumiu a Anitta Cad, aluna do 6º ano.

“Brincar de casinha, feitas de caixa de papelão, lençol e outros materiais, sempre encantou as crianças por gerações, e a montagem de um equipamento com janelas, porta e mobília, em tamanho ideal para as crianças de diversos tamanhos, incentivou o resgate da imaginação e da interação no mundo real para receber amigos ou brincar de família, o que nos deixou, particularmente, muito felizes em um mundo em que as crianças estão muito sujeitas ao excesso de atividades nas telas”, destacou a professora Sálua Chequer, coordenadora de Projetos Culturais do Vieira e especialista em temas relacionados à cultura da infância e identidade regional.

“Montar a Casa do Brincar era um antigo sonho e a nossa proposta acabou sendo acolhida com muito carinho e dedicação pela equipe do Seman, sob a coordenação da engenheira Luciana Paz, que construiu o equipamento para as crianças do colégio com atenção aos mínimos detalhes, com uma estrutura que pudesse ser montada e desmontada nos eventos infantis, como a Semana da Criança”, conta a Profa. Sálua. A numeração é outro detalhe especial: o ano de fundação do Vieira (1911).
BRINCAR E APRENDER
A professora conta que, ainda durante a Semana a Crianças e logo imediatamente após, muitas crianças a encontravam no pátio e pediram para que a casa não fosse desmontada. Então, ela levou os apelos à direção do colégio e à coordenação do Vieirinha que, prontamente, acolheram aos pedidos. “É mais um equipamento que contribui com a proposta pedagógica do Vieirinha que, há mais de 60 anos, busca promover aprendizagens valorizando a cultura da infância e, por isso, a Casa do Brincar agora faz parte do dia a dia das nossas crianças que tiveram seu pedido atendido, de forma muito sensível, pelos nossos diretores”.

O Vieirinha, assim, consolida-se cada vez mais como uma casa de aprender e brincar!
E, como dizem as crianças, doninhas da casa: “Entre e fique à vontade!”.
Veja mais fotos da casa!
Fotos: Secom/CAV
Leia também
- 05.12.25 Listas de livros, materiais e planos de execução 2026
-
05.12.25
10ª Mostra CAV de GR encanta com 'O Mágico de Oz'
Alunas da Ginástica Rítmica do Colégio Antônio Vieira revelaram evolução em movimentos e técnicas
-
04.12.25
Ludicidade e diálogo multicultural marcam atividades da educação bilíngue no Vieira
Aprendizagem do inglês em 2025 se deu de forma fluída com atividades que mobilizam crianças e adolescentes
-
03.12.25
Em ano de COP 30 no Brasil, VIII ONU Colegial do Vieira dá exemplo de diplomacia e aprendizagens múltiplas
Evento, realizado de 24 a 28 de novembro, reuniu estudantes em simulação de conferências das Nações Unidas