Menu
Logo do site
Logo do site
13.10.25

Estudantes do NAV ampliam repertório em atividade de campo no Parque das Dunas

Experiência também marcou confraternização e celebração por mais um ano de ações do Núcleo Ambiental do Vieira

Estudantes do NAV ampliam repertório em atividade de campo no Parque das Dunas

Os estudantes que integram o Núcleo Ambiental do Colégio Antônio Vieira (NAV) participaram, no último dia 7, de uma atividade de campo especial: a visita ao projeto Parque das Dunas, na Praia do Flamengo. Trata-se da maior reserva urbana de dunas, lagoas e restingas do Brasil que integra um projeto de educação ambiental liderado pelo ambientalista Jorge Santana. A experiência visa oportunizar aos estudantes uma experiência significativa de observação e ampliação de repertório sobre a temática ambiental. 

Acompanhados pela professora articuladora do Núcleo, Maria Goretti Souza, os alunos integrantes do NAV fizeram uma trilha pelo parque conhecendo, in loco, temas que já tratam nas atividades do núcleo, a exemplo do ecossistema local. “A vivência teve por objetivo ampliar o conhecimento e a reflexão dos alunos do Ensino Médio acerca da importância da sustentabilidade, da preservação das áreas e recursos naturais, a fim de contribuir para o seu crescimento intelectual e humano. Por outro lado, foi também um momento de confraternização e celebração por mais um ano de atividades do NAV”, como informou a professora.

“A visita ao Parque das Dunas com o NAV foi uma experiência ótima de contato com a natureza, permitindo aos membros aprender mais sobre as características da fauna e flora locais e sua importância para prevenção de catástrofes climáticas na região. Houve também um momento de socialização entre os membros do núcleo, fortalecendo as relações interpessoais”, complementou o estudante Adriano Ribeiro, um dos integrantes.

CIDADANIA AMBIENTAL

Em setembro, os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental  (EF) do Vieira também tiveram uma aula de campo no Parque das Dunas.  A atividade integrou as ações do projeto Movimento Direitos Humanos (MDH), buscando consolidar aprendizagens sobre cidadania ambiental e o direito ao meio ambiente sadio, entre outros temas tratados pelos componentes curriculares de Biologia e Geografia, assim como os estudos relacionados à Campanha da Fraternidade 2025, pautada na ecologia integral.  

Confira mais alguns registros do NAV no Parque das Dunas!

Fotos: NAV

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo