Menu
Logo do site
Logo do site
02.10.25

Com assemblage, estudantes produzem arte a partir de memórias afetivas do Vieira

Ação foi realizada de forma integrada às atividades do Projeto de Vida

Com assemblage, estudantes produzem arte a partir de memórias afetivas do Vieira

Já nos meses finais da conclusão da Educação Básica, os estudantes da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Antônio Vieira puderam expressar, por meio da arte, um pouco das memórias afetivas da rotina de aprendizagens na instituição. A maioria dos jovens estuda no Vieira desde quando eram crianças muito pequenas, revelando um carinho especial pelo colégio e amigos conquistados no período. Nesse momento de despedida em preparação para uma nova etapa em seus projetos de vida, algumas pequenas lembranças da escola ganham grandes significados: um tíquete da cantina, papéis da enfermaria, adesivos de campanhas educativas, desenhos trocados entre amigos, folders de projetos interdisciplinares e ações dos núcleos estudantis. Materiais diversos que puderam compor colagens e montagens criativas em uma aula especial de assemblage, uma ação integrada dos componentes curriculares de Arte e Projeto de Vida. Iniciada na última terça-feira (30), a atividade encerra-se nesta quinta-feira (2) com outra parte das turmas do Terceirão.     

Conforme explicou a professora de Arte, Joelma Serra, a assemblage é uma técnica artística de criação que consiste na junção (colagem ou encaixe) de objetos tridimensionais diversos para formar uma nova obra, como uma escultura ou relevo, com um significado ou estética novos. A técnica, que tem origem no francês e significa “montagem”, utiliza materiais encontrados ou do cotidiano, como sucata, pedaços de tecido, madeira, metal, papel, que mantêm seu estado original, mas ganham uma nova vida na composição artística. Trazer elementos das memórias afetivas para a técnica, trabalhando a saúde mental e espiritual dos jovens, foi a proposta de atuação conjunta com o pastoralista Jeferson Spíndola SJ, preparando os estudantes de forma integral para além das metas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares. “O projeto de vida é também construído de afetos”, frisou o jesuíta.

“Estudamos a assemblage, assim como a junk art, a land art e a Arte Povera, e agora usamos a técnica para materializamos nossos afetos, construindo uma colagem de memórias afetivas do Vieira. Esse recurso, associado a movimentos como o Dadaísmo e o Surrealismo e popularizado por artistas como Jean Dubuffet, explora a diversidade de significados e formas, aproximando arte e vida cotidiana”, afirmou a professora Joelma.  A ação, realizada na na Sala da Juventude, que foi especialmente preparada para a atividade com fotos de momentos vividos pelos alunos em outras ações do Projeto de Vida, assim como frases de música. “Durante o momento de cada turma, foi possível deixar frases que teriam o efeito efêmero. Assim, à medida que uma nova turma vai chegando, apagamos o painel para construir um outro momento único. O resultado foi encantador, literalmente um momento inaciano”, concluiu. Veja um pouco mais de como foi a ação no vídeo!

Confira agora mais fotos!

Imagens: Secom/CAV

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo