Menu
Logo do site
Logo do site
25.09.25

Exposição reúne produções de estudantes em prol da cultura antirracista no ambiente escolar

Atividade marcou encerramento de projeto de codocência de Arte e Ensino Religioso

Exposição reúne produções de estudantes em prol da cultura antirracista no ambiente escolar

O livro Pequeno Manual Antirracista, da professora, filósofa, escritora e ativista do Movimento Negro no Brasil Djamila Ribeiro, foi a inspiração para as reflexões promovidas por estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental (EF) do Colégio Antônio Vieira, em projeto especial de codocência envolvendo os componentes curriculares de Arte e Ensino Religioso. O resultado das aulas em que os estudantes puderam desenvolver o senso crítico e debater sobre os temas tratados no livro está agora expresso em desenhos e pinturas, expostos na Passarela da Arte desde o último dia 12. 

De acordo com os professores Alisson Oliveira (Arte) e Roberval Vicente (Ensino Religioso), a ação teve como objetivo promover aprendizagens e contribuir para a construção de uma cultura antirracista no ambiente escolar. “É um projeto de grande relevância para a comunidade escolar, pois promove reflexões críticas sobre práticas e pensamentos ainda presentes em nossa sociedade, em um passo muito importante para formar cidadãos mais conscientes, respeitosos e comprometidos com a diversidade e a igualdade”, dizem os professores. 

O trabalho abrange conteúdo previsto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em seu propósito de desenvolver conhecimentos e habilidades como aprofundar a discussão sobre o racismo e suas implicações históricas e sociais. Os potenciais da comunicação também foi outra questão estudada. Veja no vídeo o que dizem professores e estudantes sobre o projeto!

MANUAL

Conforme destaca a editora Companhia das letras, no Pequeno Manual Antirracista, Djamila Ribeiro trata de temas como atualidade do racismo, negritude, branquitude, cultura e violência racial. Em onze capítulos curtos e contundentes, a autora apresenta caminhos de reflexão para aqueles que queiram aprofundar sua percepção sobre discriminações racistas estruturais e assumir a responsabilidade pela transformação do estado das coisas. A escritora argumenta que a prática antirracista é urgente e se dá nas atitudes mais cotidianas. E mais ainda: é uma luta de todas e todos.

Confira mais fotos da exposição na Passarela da Arte e apreciação pelos estudantes!

Fotos: Secom/CAV

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo