Menu
Logo do site
Logo do site
07.08.25

Naic comemora dez anos com seminário e balanço de ações, como o Clube de Astronomia do Vieira

Evento, marcado pelo profissionalismo, revelou crescimento acadêmico e desenvolvimento de habilidades dos integrantes

Naic comemora dez anos com seminário e balanço de ações, como o Clube de Astronomia do Vieira

Um seminário com palestras ocorrendo simultaneamente em ambientes diversos marcou, na última terça-feira (5), as comemorações dos dez anos do Núcleo Acadêmico de Incentivo ao Conhecimento (Naic), um dos organismos de protagonismo estudantil do Colégio Antônio Vieira. O profissionalismo do evento, organizado pelos estudantes, acabou também comprovando o crescimento acadêmico e o desenvolvimento de habilidades dos integrantes, fruto das vivências e aprendizagens que marcam o núcleo ao longo de uma década.

Rodas de conversa sobre temas científicos contemporâneos, destaque na Expociência, projetos Faculdade na Escola e Monotoria (auxiliando colegas nos estudos), além da participação em eventos científicos de âmbito nacional e internacional, a exemplo de olimpíadas do conhecimento e o programa Caça Asteroide, desenvolvido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTI) em parceria com a Nasa estão entre as ações do Naic. Um dos feitos deste ano, por exemplo, foi a fundação do Clube de Astronomia do Vieira, como parte da programação internacional do Asteroide Day, programa educacional reconhecido pelas Nações Unidas.

“São dez anos de ascensão em que cada um de vocês, estudantes, consegue fazer algo diferente e diferenciado, fomentando o protagonismo juvenil, e vocês fomentam um aspecto do protagonismo que é muito bem-visto pela nossa escola: o incentivo ao conhecimento”, declarou o diretor-geral, professor Sérgio Silveira, na abertura do seminário comemorativo de dez anos, realizada na Sala de Arte Sálua Chequer. Na oportunidade, foi exibido um vídeo especial sobre o núcleo, além do lançamento da segunda edição da revista científica Sociedade em Foco e um encerramento especial, com apresentação musical da Avla.

CRESCENDO ANO A ANO

O evento contou com a participação do professor João Castro, que atuou como professor orientador no momento de fundação do Núcleo, em 2015, além de ex-alunos que integraram o Naic. “Quero agradecer a todas as gerações que atuaram no Naic desde 2015 até então. Hoje vocês estão semeando o amanhã, contribuindo para futuras comemorações de mais décadas do Naic, que hoje já tem uma história de formação no Vieira”, disse Castro. “Um momento para rememorar os que aqui passaram; agradecer os que aqui estão; e sonhar com que estão por vir”, afirmou o diretor acadêmico, professor Anderson Rafael, frisando: “O conhecimento só tem sentido quando compartilhado”.

PALESTRAS

Mais do que falar sobre as ações do Naic, o evento abriu espaço para os estudantes compartilharem conhecimento, mostrando na prática um dos propósitos do Núcleo. Em dois momentos de palestras simultâneas, os estudantes apresentaram os seguintes temas: Capacitismo: o que é, como combater e por que é necessário combater a discriminação (por Luca Andrade); ⁠O mundo pós pandêmico: desdobramentos do isolamento social e os perigos para a sociopolítica de uma sociedade cansada e angustiada (por Antônio Falcão, Diego Peres e Maria Clara Melo); ⁠Tamarear: a importância da música nas questões socioambientais (por Clarice Povoas).

Outros temas abordados foram: Uma análise sobre a contaminação da atmosfera e seus impactos na sociedade moderna (por Davi dos Santos e Daniel Pinheiro) e Uso de venenos como recurso narrativo na literatura (por Sophia Couto), todas ministradas em três configurações de sala do Espaço Pe.Klein SJ. O estudante Arthur Aguiar ainda abordou o tema Oxidação Catalítica e Reativa do Luminol: Química na prática, realizada no Laboratório de Química do Vieirão.

Para Sofia Carvalho, uma das conselheiras do Naic, “a organização do evento em si já revelou importantes habilidades dos estudantes, do staff aos palestrantes”, frisou. “No caso dos palestrantes, tudo foi preparado com muito empenho e dedicação, resultando em apresentações bem embasadas e foi muito bonito ver tudo isso se concretizar neste dia de comemoração dos dez anos do Naic”, disse.

Quem também estava especialmente orgulhoso dos estudantes foi o professor Luís Gois, atual orientador do Naic e também muito querido pelos integrantes. “No Vieira, os núcleos são espaços de troca, de partilha de conhecimento, de colaboração mútua. Participar do Naic me ensinou muito também sobre essa partilha de conhecimento, sobre superar desafios”, disse Prof. Luisão, como é carinhosamente chamado pelos alunos. “A competência como estudante não se alcança apenas estudando em livros, fazendo questões e exercícios, mas também sobre se desenvolve liderança e autonomia na produção do conhecimento”, concluiu o professor.

CLUBE DE ASTRONOMIA 

Outro marco dos dez anos do Naic foi a fundação este ano do Clube de Astronomia do Vieira, cujo regulamento foi assinado por integrantes do Naic no dia 17 de junho (antes do recesso escolar nordestino), colocando Salvador no mapa global de escolas que participam do Asteroide Day. Trata-se de um programa educacional e de conscientização dinâmica reconhecido oficialmente pelas Nações Unidas, celebrado anualmente em 30 de junho, com possibilidade de antecipação das ações, conforme a realidade local. O dia 30 de junho foi escolhido como referência para marcar o aniversário do maior impacto de asteroide da história da humanidade: o Evento Tunguska, ocorrido na Sibéria em 1908. 

Fundação do Clube de Astronomia do Vieira no dia 11 de junho de 2025

Antes mesmo da fundação do clube, integrantes do Naic do Vieira participam, já há três anos, do programa Caça Asteroide, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) em parceria com a  Nasa, agência espacial americana. Um dos alunos, Peter Padre e sua equipe, foi inclusive premiado em Brasília pela descoberta de um novo asteroide. Neste ano de 2025, o Naic do Vieira deve novamente participar do programa, contando também com a participação de estudantes do Ensino Médio Noturno, programa assistencial realizado pela Associação Antônio Vieira. Eles também puderam participar de treinamentos, coordenados pelo Prof. Luisão, nos meses de abril e maio.     

Confira agora mais fotos do evento comemorativo dos 10 ano do Naic, da fundação do Clube de Astronomia do Vieira e treinamentos do programa Caça Asteroide

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo