Osba faz nova apresentação gratuita domingo no Santuário Nossa Senhora de Fátima

A Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) vai realizar, neste domingo (15), mais um concerto da Série Manuel Inácio da Costa. O evento gratuito acontece no Santuário Nossa Senhora de Fátima, localizado no Colégio Antônio Vieira, no bairro do Garcia, em Salvador. A apresentação terá regência do maestro Carlos Prazeres e trará ao público a Quinta Sinfonia de Anton Bruckner.
A Série Manuel Inácio da Costa busca levar música clássica a igrejas históricas da capital baiana, promovendo a aproximação com a música erudita. A escolha da Quinta Sinfonia de Bruckner terá mais de 70 minutos de duração, sendo executada na íntegra pela Osba.
Compositor austríaco do século XIX, Bruckner influenciou nomes da música contemporânea como John Williams, responsável por trilhas sonoras marcantes de filmes como Star Wars, Harry Potter e Superman. A influência de sua Quinta Sinfonia vai além do universo clássico: um trecho do primeiro movimento inspirou o famoso riff de guitarra da música “Seven Nation Army”, da banda The White Stripes.
Adotado por torcedores esportivos ao redor do mundo, o tema se tornou um canto popular em estádios de futebol, conectando o passado erudito de Bruckner à cultura pop atual. O concerto promete não apenas emocionar os admiradores da música clássica, mas também surpreender os que reconhecem na sinfonia ecos da música contemporânea.
Serviço
O que: Série Manuel Inácio | Concerto #BrucknerWaves
Quando: 15 de junho (domingo)
Horário: 11h
Onde: Santuário Nossa Senhora de Fátima, localizado no Colégio Antônio Vieira, no bairro do Garcia
Preço: Gratuito, sujeito a lotação do espaço
Fonte: Osba
Leia também
-
30.07.25
Concurso coreográfico marca abertura da Olimpíada Santo Inácio no Vieira
Jogos seguem até sábado mobilizando estudantes do 6º ao 9º ano EF
-
29.07.25
Diretor do Vieira é palestrante em evento do Innova sobre espaços físicos e impactos na educação
Prof. Sérgio Silveira participou de roda de conversa que reúne arquitetos e educadores considerados referência na área
- 28.07.25 Colégio Antônio Vieira comemora Dia dos Pais com programação especial neste sábado (2)
- 25.07.25 Expociência do Vieirinha: confira os projetos do 6º e 7º anos que vão participar da edição 2025